Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Diretor do Festival de Veneza diz que 'pandemia estimulou criatividade' no cinema

No Festival Internacional de Cinema de Veneza, Alberto Barbera falou sobre a alta qualidade dos filmes selecionados

Redação Publicado em 02/09/2021, às 16h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alberto Barbera no Festival de Veneza em 2019 (Foto: Getty Images /Tristan Fewings)
Alberto Barbera no Festival de Veneza em 2019 (Foto: Getty Images /Tristan Fewings)

Alberto Barbera, diretor do Festival Internacional de Cinema de Veneza, afirmou que a "pandemia estimulou criatividade" no cinema. Em entrevista à AFP, o crítico falou sobre o alto nível de qualidade dos filmes selcionados. (Via G1)

"O que mais me surpreendeu positivamente foi que a qualidade dos filmes é muito elevada este ano [...]É como se as difíceis condições em que os filmes foram rodados tivessem servido de estímulo à criatividade dos realizadores."

+++ LEIA MAIS: Bong Joon-ho, diretor de Parasita, será presidente do júri no Festival de Cinema de Veneza

Para Barbera a seleção foi um processo difícil, pois "muitos filmes não aparecem por questão de espaço, e não pela qualidade." Assim, acredita que esta é "uma das melhores edições dos últimos anos."

"O cinema vive uma espécie de renascimento produtivo e econômico, comparável aos anos dourados das décadas de 1950 e 1960," disse Barbera. O diretor também falou sobre as produções da América Latina, as quais bateram recorde com quatro títulos escolhidos este ano.

+++ LEIA MAIS: Mick Jagger apoia ativistas que picharam Festival de Veneza: "eles que vão herdar o planeta"

"Eles têm a possibilidade de viajar pelo mundo graças aos festivais. Acredito que seus filmes chegarão às salas de cinema e, principalmente, às plataformas, porque esse será o futuro para todos. É a maneira de atingir um público que antes era difícil de conquistar."

Festival Internacional de Cinema de Veneza

A 78ª edição da mostra começou na última quarta, 1, e apresentou o novo filme de Pedro Almodóvar, Mães Paralelas, que concorre ao Leão de Ouro ao lado de outros 21 títulos.

+++ LEIA MAIS: Maior festival de cinema fantástico da América Latina, Fantaspoa tem edição virtual focada em filmes de fantasia, ficção-científica, horror e thriller [ENTREVISTA]

Como no ano passado, o festival segue regras de segurança contra a covid-19, como certificado de vacina ou testes negativos, mas está pronto para aumentar o número de participantes. "As delegações de quase todos os filmes selecionados desfilarão no tapete vermelho. Será um Festival quase normal."


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!