Diretor do Festival de Veneza diz que 'pandemia estimulou criatividade' no cinema

No Festival Internacional de Cinema de Veneza, Alberto Barbera falou sobre a alta qualidade dos filmes selecionados

Redação Publicado em 02/09/2021, às 16h18

None
Alberto Barbera no Festival de Veneza em 2019 (Foto: Getty Images /Tristan Fewings)

Alberto Barbera, diretor do Festival Internacional de Cinema de Veneza, afirmou que a "pandemia estimulou criatividade" no cinema. Em entrevista à AFP, o crítico falou sobre o alto nível de qualidade dos filmes selcionados. (Via G1)

"O que mais me surpreendeu positivamente foi que a qualidade dos filmes é muito elevada este ano [...]É como se as difíceis condições em que os filmes foram rodados tivessem servido de estímulo à criatividade dos realizadores."

+++ LEIA MAIS: Bong Joon-ho, diretor de Parasita, será presidente do júri no Festival de Cinema de Veneza

Para Barbera a seleção foi um processo difícil, pois "muitos filmes não aparecem por questão de espaço, e não pela qualidade." Assim, acredita que esta é "uma das melhores edições dos últimos anos."

"O cinema vive uma espécie de renascimento produtivo e econômico, comparável aos anos dourados das décadas de 1950 e 1960," disse Barbera. O diretor também falou sobre as produções da América Latina, as quais bateram recorde com quatro títulos escolhidos este ano.

+++ LEIA MAIS: Mick Jagger apoia ativistas que picharam Festival de Veneza: "eles que vão herdar o planeta"

"Eles têm a possibilidade de viajar pelo mundo graças aos festivais. Acredito que seus filmes chegarão às salas de cinema e, principalmente, às plataformas, porque esse será o futuro para todos. É a maneira de atingir um público que antes era difícil de conquistar."

Festival Internacional de Cinema de Veneza

A 78ª edição da mostra começou na última quarta, 1, e apresentou o novo filme de Pedro Almodóvar, Mães Paralelas, que concorre ao Leão de Ouro ao lado de outros 21 títulos.

+++ LEIA MAIS: Maior festival de cinema fantástico da América Latina, Fantaspoa tem edição virtual focada em filmes de fantasia, ficção-científica, horror e thriller [ENTREVISTA]

Como no ano passado, o festival segue regras de segurança contra a covid-19, como certificado de vacina ou testes negativos, mas está pronto para aumentar o número de participantes. "As delegações de quase todos os filmes selecionados desfilarão no tapete vermelho. Será um Festival quase normal."


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!