Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Don’t Look Up: Cometa mortal poderia ser destruído? Físicos respondem

Após o lançamento de Don't Look Up na Netflix, uma dupla de físicos calculou se seria possível destruir um cometa mortal vindo em direção ao planeta Terra

Redação Publicado em 02/02/2022, às 09h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence em Don't Look Up (Foto: Reprodução /Twitter)
Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence em Don't Look Up (Foto: Reprodução /Twitter)

[Atenção: Contém Spoilers de Don’t Look Up]

Lançado na Netflix em dezembro de 2021, Don’t Look Up acompanha dois astrônomos que descobrem um cometa mortal em direção a Terra e tentam fazer de tudo para impedi-lo de colidir com o planeta. Fora das telonas, contudo, o astro poderia ser destruído pelos seres humanos?

+++LEIA MAIS: Don't Look Up: Por que general cobrou por lanches da Casa Branca?

No filme, os países não conseguem se unir para destruir o cometa, que atinge o planeta, mas dois físicos (Philip Lubin e Alexander Cohen, da Universidade da Califórnia) acreditam que, se o cenário fosse real, seria teoricamente possível salvar o mundo.

Conforme noticiado pela CBS News (via Comic Book), os físicos publicaram um artigo chamado "Don't Forget to Look Up" ("Não Esqueça de Olhar para Cima", em tradução livre) para explicar a teoria. Eles afirmam que um cometa de 10 km de diâmetro poderia der destruído com explosivos nucleares, mas tudo dependeria do tempo: meses seriam necessários para preparar o lançamento de foguetes com explosivos nucleares que penetrassem na crosta do cometa.

+++LEIA MAIS: Don’t Look Up: Filha de Adam McKay reescreveu falas de Ariana Grande no filme; entenda

"Para o caso extremo de um aviso de 6 meses do impacto de um asteroide ou cometa de 10 km de diâmetro, a humanidade poderia, em teoria, se defender com uma série de penetradores nucleares lançados 5 meses antes do impacto e uma interceptação um mês antes do impacto (...) Embora os números possam parecer assustadores, não está fora do campo de possibilidade, mesmo neste ponto do desenvolvimento tecnológico humano," escreveram os físicos no artigo.

Questionado pela CBS se há uma preocupação pessoal com a vinda de um cometa em direção a Terra, o físico Philip Lubin respondeu: "Se você me perguntar, estou preocupado com isso? Claro que não. Tenho coisas melhores com que me preocupar. Mas eu estava curioso, do ponto de vista físico, é possível, dada a quantidade de energia que você precisa. A resposta é sim, é possível. É algo que nós pode fazer hoje? Não, porque não planejamos com antecedência."

+++LEIA MAIS: Don’t Look Up: Leonardo DiCaprio improvisou fala emocionante do filme de última hora; entenda

Don’t Look Up (2021)

Dirigido por Adam McKay (A Grande Aposta), Don’t Look Upacompanha dois astrônomos que descobrem um cometa apocalíptico responsável por destruir a Terra em seis meses. Para salvar a humanidade, devem lidar com o governo dos Estados Unidos e uma sociedade que desconsidera as evidências científicas.

O elenco do filme conta com: Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence,Rob Morgan, Jonah Hill, Meryl Streep, Cate Blanchett, Ron Perlman, Timothee Chalamet, Tyler Perry, Ariana Grande e outros. 

+++LEIA MAIS: Don't Look Up ultrapassa Bird Box e é segundo filme mais assistido da história da Netflix