Duna: Como Denis Villeneuve secretamente traz tensão à cena do Gom Jabbar?

A cena em que a agulha envenenada (Gom Jabbar) é colocada o lado da garganta de Paul é uma das mais tensas do filme - e o diretor explicou o motivo

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 15/11/2021, às 11h00

None
Timothée Chalamet como Paul Atreides em Duna (Foto: Divulgação)

Um dos filmes mais aclamados do ano, Duna(2021) conta com diversas cenas estressantes, como a parte em que a Reverenda Madre (Charlotte Rampling) coloca uma agulha envenenada — conhecida como Gom Jabbar — ao lado da garganta de Paul (Timothée Chalamet). Pensando nisso, como o diretor Denis Villeneuve conseguiu causar tanta tensão no momento? 

Em entrevista à Vanity Fair, o diretor explicou como construiu, com alguns truques secretos, o estresse da cena do Gom Jabbar. O cineasta pediu ao diretor de fotografia, Greig Fraser, “para trazer um nível de escuridão que parecesse quase como um pesadelo.” 

+++LEIA MAIS: Duna: Stellan Skarsgård ‘adorava ficar nu’ nas filmagens; entenda

Além disso, fez com que a caixa fosse projetada para encaixar perfeitamente a mão de Chalamet, para criar a sensação que ela estava realmente presa. Enquanto isso, a mão da atriz repousa sobre a caixa, tornando a dinâmica de poder entre ela e Paul bastante explícita, de acordo com o Screen Rant

No entanto, Villeneuve quis acrescentar ainda mais tensão ao momento, e pediu para Lady Jessica (Rebecca Ferguson) “experimentar um pânico absoluto e silencioso” enquanto se preocupa com o filho sendo testado, e recitar uma das frases mais icônicas do filme: “O medo é o assassino da mente.”

+++ LEIA MAIS: Duna: Parte 2 é confirmada para outubro de 2023

Assim, fica claro como, mesmo em uma cena curta, Denis Villeneuve mostrou todo o cuidado e apresentou suas valiosas técnicas de direção. 

Tudo sobre Duna 

Dirigido por Denis Villeneuve, o filme é baseado no famoso romance homônimo de Frank Herbert e é protagonizado por Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac e mais.

+++ LEIA MAIS: Duna: Jason Momoa escondeu mensagem carinhosa para filho no filme; entenda

Duna(2021) conta a jornada do brilhante jovem Paul Atreides, quem, após a Casa Atreides aceitar administrar o planeta Arrakis, precisa se mudar para as terras desérticas com o intuito de garantir o futuro de seu povo. Lá, é forçado a fugir para o deserto e encontra diversos desafios pela frente.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por DUNE (@dunemovie)