Duna: Denis Villeneuve quase desistiu da carreira de diretor após fracasso Blade Runner 2049; entenda

Diretor de Duna, Denis Villeneuve achou que não continuaria com a carreira após a recepção da crítica de Blade Runner 2049

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 12/10/2021, às 14h00

None
Diretor Denis Villeneuve (Foto: Frazer Harrison/Getty Images for HFA)

Denis Villeneuve achou que não dirigiria outros filmes após o fracasso de Blade Runner 2049 (2017). Diretor de Duna (2021), um dos filmes mais aguardados do ano, relembrou no podcast Happy Sad Confused da MTV como quase desistiu da carreira no cinema há alguns anos. (via Cheat Sheet)

Blade Runner 2049 não teve uma boa recepção da crítica e fez Villeneuve repensar o trabalho como diretor. “O milagre para mim sobre Blade Runner 2049 é o que aconteceu depois: continuo fazendo filmes e eles continuam falando comigo,” disse. “Eu soube quando fiz esse filme que estava flertando com um desastre.”

+++ LEIA MAIS: Denis Villeneuve quer dirigir filme de James Bond: ‘Sou um dos maiores fãs’

Diretor completou: “Me coloquei dentro de um grande perigo artístico. Esse era o caminho, como Christopher Nolan disse para mim uma vez… caminhar em território sagrado. É verdade. Foi um sacrilégio o que fiz. Me disseram, ‘você não fez isso.’ Apenas o fato de que ainda estou fazendo filmes, para mim… pelo menos eu não fui banido da comunidade de cineastas. Foi um jogo perigoso.”

Por outro lado, Duna parece um projeto promissor. Com Zendaya, Timothée Chalamet, Oscar Isaac e outros atores de peso de Hollywood, filme conta com 90% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes antes mesmo da estreia nos cinemas. Para Villeneuve, dirigir Duna também foi desafiador, mas de outras formas.

+++ LEIA MAIS: Denis Villeneuve escolhe filme de super-herói que gostaria de dirigir: 'Conseguiria me identificar'

“Com Blade Runner e Duna são duas pressões diferentes,” disse. “Com Blade Runner tive que respeitar a obra-prima de Ridley Scott. Foi mais um ato de amor. Aqui é totalmente diferente. Estou lidando com a pressão dos sonhos que tive quando era adolescente. Era um grande sonhador. Sonhava grande quando era mais jovem. Esse adolescente em mim é totalitário e tive que agradar a esses sonhos. Esse foi o maior desafio.”

Duna: O que sabemos sobre o filme?

Baseado nos romances de Frank Herbert, Duna é uma história de ficção científica a qual acompanha Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem de família aristocrata em um futuro distópico, forçado a fugir para o deserto. Com isso, conhece Chani (Zendaya), quem o protege dos perigos de Arrakis.

+++ LEIA MAIS: Duna pode ganhar sequência? Denis Villeneuve, diretor, comenta sobre possibilidade

O elenco também é formado por Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Dave Bautista, Oscar Isaac, David Dastmalchian e mais. Duna estreou no Festival Internacional de Cinema de Veneza, chega aos cinemas brasileiros em 14 de outubro de 2021 e tem lançamento previsto para 35 dias depois na HBO Max.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por DUNE (@dunemovie)