Duna: Denis Villeneuve sonhava em adaptar obra para cinema desde adolescência

Denis Villeneuve conheceu Duna aos 13 anos de idade e planejou locações 11 anos antes da estreia

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 05/12/2021, às 14h00

None
Zendaya e Timothée Chalamet em Duna (Foto: Divulgação / Warner Bros. Pictures)

Denis Villenueve, diretor de Duna (2021), revelou sonhar com adaptação do livro de Frank Herbert muitos anos antes de receber o convite para produção. A obra de sci-fi, inclusive, foi uma das motivações para a escolha da profissão.

Conhecido por outros filmes futuristas como Blade Runner 2049 (2017) e A Chegada (2016), Villenueve entrou em contato com o livro de Herbert quando tinha apenas 13 anos de idade, conforme explicou ao The Hollywood Reporter. A obra o aproximou da profissão de cineasta, pois o levava a imaginar toda a mitologia Duna (1965) nas telonas.

+++ LEIA MAIS: Duna 2: Feyd-Rautha aparecerá em sequência do filme de Denis Villeneuve?

Como não possuía câmera para praticar, começou a criar storyboards junto de um amigo, ilustrando cada quadro de produções originais ou inspiradas no livro. O diretor lembrava das cenas criadas até quando tinha problemas para dormir durante a noite. "Eu estava obcecado [por Duna]. Genuinamente obcecado," afirmou.

Locações de Duna

Em 2010, enquanto buscava locações para o filme Incêndios (2010), o diretor passou pela Jordânia, no deserto Uádi de Rum. Embora o local não fosse ideal para o longa em questão, reacendeu a paixão de Villenueve por Duna: "Não era certo para Incêndios (2010), mas eu disse a mim mesmo na época: 'Se algum dia eu conseguir fazer Duna, voltarei aqui.'"

+++ LEIA MAIS: Em Duna, Denis Villeneuve impressiona ao criar espetáculo visual complexo que transporta espectador para o deserto de Arrakis [REVIEW]

Assim o fez em 2018, quando começou a produção do esperado filme. Um obstáculo inusitado, no entanto, surgiu nos planos da adolescência e de oito anos antes. Ao sobrevoar o deserto em um helicóptero junto a Denis, o diretor de arte, Patrice Vermette, viu um comboio de 16 carros e questionou se mais alguém filmaria naquela região.

Embora o guia negasse a informação, Vermette não ficou satisfeito. Instintivamente, mandou mensagem ao amigo Paul Inglis - quem trabalhou em Blade Runner 2049 (2017) e supervisionava a produção de Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker (2019) - perguntando se ele estava na Jordânia.  

+++ LEIA MAIS: Duna: 5 curiosidades sobre filme com Timothée Chalamet e Zendaya: maquiagem de Stellan Skarsgård, trilha sonora inovadora e mais [LISTA]

Após a confirmação, Villeneuve e Vermette se encontraram com Inglis no hotel. "Falamos a eles para protegermos as duas histórias não filmando exatamente nas mesmas áreas do deserto," afirmou o diretor de arte. "Tudo ficou bem" e, apesar das semelhanças entre as duas obras - apontadas até por Frank Herbert - Villeneuve conseguiu destaque para o filme sonhado desde a infância.


Tudo sobre Duna 

Dirigido por Denis Villeneuve, o filme é baseado no famoso romance homônimo de Frank Herbert e é protagonizado por Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac e mais. Duna(2021) conta a jornada do brilhante jovem Paul Atreides, quem, após a Casa Atreides aceitar administrar o planeta Arrakis, precisa se mudar para as terras desérticas com o intuito de garantir o futuro de seu povo. Lá, é forçado a fugir para o deserto e encontra diversos desafios pela frente.

+++ LEIA MAIS: Duna: Parte 2 é confirmada para outubro de 2023

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por DUNE (@dunemovie)