Duna: Deserto de Arrakis seria habitável? Cientistas respondem

Região mais perigosa do universo de Duna, deserto de Arrakis tem temperaturas extremas - e cientistas revelaram se seria possível habitá-lo

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 24/11/2021, às 17h42

None
Sharon Duncan-Brewster em Duna (Foto: Divulgação)

Grande parte do filme Duna(2021), de Denis Villeneuve, acontece no planeta Arrakis, conhecido pelo deserto com temperaturas extremas e o maior depósito de especiarias do universo. A região é um dos lugares mais perigosos — e cientistas revelaram se seria possível viver lá. 

Segundo o Screen Rant, um grupo de cientistas do The Conversation criaram um modelo do deserto descrito no livro de Duna— e, de acordo com eles, a região conseguiria ser habitável por seres humanos. 

+++LEIA MAIS: Em Duna, Denis Villeneuve impressiona ao criar espetáculo visual complexo que transporta espectador para o deserto de Arrakis [REVIEW]

As temperaturas não seriam tão “implausíveis,” e "o mundo que ele [Frank Herbert, autor dos livros] criou parece notavelmente consistente." Com isso, os cientistas concluíram que grande parte do deserto de Arrakis "seria de fato habitável, embora inóspito."

Assim, Duna mostra como não é apenas ficção, e demonstra como seus mundos podem sim ser habitados por seres humanos, através de comprovação científica. Agora, restar aguardar Duna 2 (previsto para 2023) para vermos como Villeneuve explorará mais dos perigos do deserto na produção.

+++LEIA MAIS: Duna: Stellan Skarsgård ‘adorava ficar nu’ nas filmagens; entenda

Tudo sobre Duna (2021)

Dirigido por Denis Villeneuve, Duna(2021) é baseado no famoso romance homônimo de Frank Herbert e é protagonizado por Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac e mais.

O filme conta a jornada do brilhante Paul Atreides, quem, após a Casa Atreides aceitar administrar o planeta Arrakis, precisa se mudar para as terras desérticas com o intuito de garantir o futuro de seu povo. Lá, é forçado a fugir para o deserto e encontra diversos desafios pela frente.

+++ LEIA MAIS: Duna: Parte 2 é confirmada para outubro de 2023

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por DUNE (@dunemovie)