Duna é ‘filme pop’, diz diretor Denis Villeneuve

Com lançamento previsto para 22 de outubro nos cinemas brasileiros, Duna foi pensado para ser “acessível”, segundo o diretor

Redação Publicado em 19/10/2021, às 14h21

None
Zendaya e Timothée Chalamet em Duna (Foto: Divulgação)

Aclamado filme de Denis Villeuneuve, Duna é baseado no romance homônimo de ficção científica do autor Frank Herbert. O diretor, contudo, explicou que a produção não é um "adaptação obscura para fãs do livro", mas um longa “pop”.

Em entrevista ao IndieWire (via Omelete), o cineasta Denis Villeneuve afirmou que pensou o filme também para “jovens espectadores de 13 ou 14 anos”. Ainda, explicou que o desenvolvimento da produção foi edutado para fazer de Duna “o maior filme pop” dele até os dias atuais.

+++ LEIA MAIS: Duna: 5 curiosidades sobre filme com Timothée Chalamet e Zendaya: maquiagem de Stellan Skarsgård, trilha sonora inovadora e mais [LISTA]

Quando li o livro, imagens apareceram na minha cabeça, e eu quis satisfazer essas imagens que vieram do adolescente dentro de mim. Desde o começo, eu aceitei fazer o filme com a classificação PG-13 [para maiores de 13 anos, nos EUA]. Isso influi na forma como a história é contada, no ritmo

Villeneuve afirmou que o direcionamento do filme pensado na classificação indicativa para maiores de 13 anos não foi um pedido do estúdio ou algo definido em termos comerciais. Segundo o cineasta, a opção foi escolhida para dar acessibilidade à obra — por mais difícil que o objetivo fosse:

“Fazer uma versão obscura de Duna, que deixaria os fãs mais hardcore felizes, seria muito mais fácil. Fazer um filme acessível era um grande desafio, especialmente quando também queríamos manter as raízes do livro original,” explicou.

+++LEIA MAIS: Duna: Zendaya e Timothée Chalamet faziam festas nos bastidores ao som de High School Musical

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por DUNE (@dunemovie)

 

Duna

O filme de Denis Villeneuve estreia em 21 de outubro de 2021 nas telonas brasileiras para contar a história de Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem de família aristocrata, que inicia uma fuga pelo deserto. Durante a viagem, encontra Chani (Zendaya), quem o protege dos perigos de Arrakis.

A produção estreou mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Veneza, realizado em setembro de 2021, onde foi ovacionado pelo público. Em novembro, semanas após a estreia nos cinemas, a produção deve ficar disponível no catálogo da HBO Max.

+++LEIA MAIS: Duna: Denis Villeneuve quase desistiu da carreira de diretor após fracasso Blade Runner 2049; entenda