Duna: O que torna Barão Harkonnen diferente da versão do livro? Denis Villeneuve responde

Denis Villeneuve, diretor de Duna, explicou como Barão Harkonnen interpretado por Stellan Skarsgård se difere do vilão retratado na obra de Frank Herbert

Redação Publicado em 24/03/2022, às 14h49

None
Stellan Skarsgård como Barão Harkonnen em Duna (Foto: Reprodução / HBO Max)

Denis Villeneuve, diretor de Duna (2021), explicou como o vilão Barão Harkonnen (Stellan Skarsgård) se difere da versão do livro de Frank Herbert. O cineasta comparou as duas obras no evento Directors Guild of America.

Apesar de destacar a relevância do livro de Herbert após anos do lançamento, Villeneuve admitiu achar que alguns aspectos precisavam ser atualizados: “O livro envelheceu muito bem, na minha humilde opinião, [exceto] os vilões. Eles são realmente uma caricatura de 'torcer o nariz.’”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por DUNE (@dunemovie)

+++LEIA MAIS: Duna: Stellan Skarsgård ‘adorava ficar nu’ nas filmagens; entenda

O cineasta explicou como pretendia traduzir o personagem interpretado por Skarsgård para a tela grande: “Senti que tinha muito trabalho a fazer no meu vilão e na forma dele. Não queria que [o Barão Harkonnen] parecesse uma piada, uma caricatura, ou um bebê gordo.”

“Queria que ele parecesse uma ameaça, provocasse medo. Desejava criar um personagem taciturno que pudéssemos sentir a alta inteligência dele. Um vilão paranoico que calculasse o tempo todo, alguém que te deixasse apavorado apenas pela presença,” acrescentou o diretor de Blade Runner 2049(2017).

+++LEIA MAIS: Duna: Após Sting, qual ator pode interpretar vilão Feyd em filme de Denis Villeneuve?

Duna acompanha o jovem Paul Atreides (Timothée Chalamet), enquanto se muda com os pais para o planeta deserto de Arrakis. Ao chegar no novo destino, a família é atacada pelos brutais Harkonnens, liderados pelo enorme Barão Harkonnen.

Duna: Parte 2está previsto para estrear em 20 de outubro de 2023, e pretende abordar a segunda metade do primeiro livro de Herbert. Para adaptar a obra de ficção científica, o filme estrelado por Chalamet precisou ser dividido em duas partes - a primeira disponível na HBO Max.

+++LEIA MAIS: Duna: Por que Zendaya tem pouco tempo de tela?


Tudo sobre Duna (2021)

Dirigido por Denis Villeneuve, Duna(2021) é baseado no famoso romance homônimo de Frank Herbert e é protagonizado por Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac e mais. A sequência da produção chega aos cinemas em 2023. 

O filme conta a jornada do brilhante Paul Atreides, quem, após a Casa Atreides aceitar administrar o planeta Arrakis, precisa se mudar para as terras desérticas com o intuito de garantir o futuro de seu povo. Lá, é forçado a fugir para o deserto e encontra diversos desafios pela frente. Confira o trailer: 


Oscar 2022: qual é, de fato, o Melhor Filme da premiação?

  • Drive My Car
  • No Ritmo do Coração
  • Ataque dos Cães
  • Amor, Sublime Amor
  • Licorice Pizza
  • King Richard: Criando Campeãs
  • Belfast
  • Duna
  • O Beco do Pesadelo
  • Não Olhe Para Cima

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Confira os indicados da 94ª edição da premiação

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 exige vacinação e testes de covid para indicados; entenda

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]