Duna: Por que a gaita de fole é importante para Casa Atreides?

Logo na chega da Casa Atreides em Arrakis, diretor Denis Villeneuve optou por colocar gaita de fole para estabelecer a família no planeta

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 29/10/2021, às 09h57

None
Personagens de Duna (Foto: Reprodução/Warner Bros.)

Em Duna (2021), dirigido por Denis Villeneuve, a grande entrada da Casa Atreides, família do protagonista interpretado por Timothée Chalamet, em Arrakis é acompanhada por gaitas de foles, mas qual é o propósito deles para a família? A produção é a segunda grande adaptação cinematográfica dos livros de Frank Herbert.

Duna acompanha Paul Atreides (Chalamet) ao assumir dois dos direitos de nascença enquanto é traído no planeta Arrakis. Além disso, segundo Screen Rant, o diretor também, de maneira inteligente, incluiu a história e as nuances da Casa Atreides, com intuito de enfatizar a jornada do protagonista.

+++LEIA MAIS: Duna: Denis Villeneuve 'sempre imaginou 3 filmes' para franquia; entenda

Notavelmente, o longa conta com uma arrepiante e épica trilha sonora composta por Hans Zimmer, mas Denis Villeneuve adicionou, curiosamente, gaita de fole para pontuar a ação e chegada da Casa Atreides. Quando a família chega em Arrakis como novo comandante, um homem toca o instrumento para anunciar a entrada e sinalizar a presença real.

Para um filme ambientado há mais de 8.000 anos no futuro em planetas fictícios, gaita de foles pode ter soado como uma escolha estranha. Para o site, é um pouco chocante no início ouvir o instrumento pontuando o tema da Casa Atreides, mas o retorno dele quando Gurney Halleck (Josh Brolin) e os soldados Atreides correm para a batalha contra a Casa Harkonnen - essa cena é assustadoramente poderosa.

+++LEIA MAIS: Duna: Qual cena Denis Villeneuve achou 'doloroso' cortar do filme?

O uso da gaita de foles em Duna para Casa Atreides é uma excelente forma de construção de mundo para a franquia, além de ser uma maneira inteligente de incluir as tradições históricas da família. Como Screen Rant explicou, esse fator é exatamente o que Villeneuve tinha em mente ao escolher o instrumento.

Segundo The Telegraph, o diretor pensou bastante sobre a melhor forma de enfatizar o choque de cultura entre a casa real Atreides e os nativos de Arrakis após a chegada da realeza. Denis Villeneuve queria como o encontro fosse uma "explosão de pompa colonial," e a gaita de fole soreia ideal para isso.

+++LEIA MAIS: Duna: Por que Zendaya tem pouco tempo de tela?

O instrumento também sublinharia o novo conflito social e instalaria o pano de fundo cultural da Casa Atreides.