Duna: Por que Rebecca Ferguson quase recusou papel em filme de Denis Villeneuve?

Rebecca Ferguson ficou relutante em aceitar o papel de Jessica em Duna, mas Denis Villeneuve conseguiu convencê-la

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 24/10/2021, às 18h00 - Atualizado em 02/11/2021, às 15h30

None
Rebecca Ferguson em Duna (Foto: Divulgação/Warner Bros.)

Atriz Rebecca Ferguson quase recusou o papel de Jessica Atreides na versão de Duna (2021) de Denis Villeneuve. De acordo com Cheat Sheet, atriz achava que a personagem não combinava com os objetivos da carreira e ficou relutante em aceitar a proposta, mas o diretor conseguiu convencê-la.

Duna é baseado no livro de 1965 de Frank Herbert e Jessica é mãe do protagonista Paul Atreides (Timothée Chalamet) e desempenha um papel importante na história. No entanto, Ferguson disse à Variety que muitos dos papéis que desempenhou ao longa da carreira ficavam na sombra de um personagem masculino – e ela sentia que esse seria mais um deles.

+++ LEIA MAIS: Duna: Zendaya e Timothée Chalamet dançavam High School Musical nos bastidores

“Quando ele explicou o personagem, pensei, sério? Você quer que eu seja régia e equilibrada e me pede para fazer um papel que já desempenhei tantas vezes antes? Eu seria literalmente um bule de chá para você, mas não acho que esse seja o papel para mim, cara,” disse.

Então, quando Villeneuve falou mais sobre Jessica e a descreveu como “a mulher mais forte do mundo,” Ferguson aceitou a proposta. “Ela é mãe, é concubina, é soldado. Denis respeitou muito o trabalho de Frank no livro, [mas] a qualidade dos arcos para muitas das mulheres foi elevada a um novo nível. Houve algumas mudanças, e elas são lindamente retratadas agora,” disse à Vanity Fair em 2020.

+++ LEIA MAIS: Duna: Elenco usava apelidos de estrelas pornô nas filmagens, revela Rebecca Ferguson

Jessica faz parte dos Bene Gesserit, um povo extremamente poderoso com diversas habilidades, entre elas, a capacidade de escolher o gênero do filho antes de nascer. Ela foi instruída a ter uma filha com duque Leto (Oscar Isaac), mas optou por dar à luz a um menino. Villeneuve explicou como toda a história gira em torno dessa decisão, em entrevista à Empire.

“[O roteirista] Eric Roth disse: ‘Se você tivesse um aspecto do romance que gostaria que eu focalizasse, qual seria?’ Eu disse: ‘As mulheres.’ Toda a história se desenrola por causa de Jessica, pela decisão que ela tomou de dar à luz a Paul em vez de uma menina [por meio de um programa de reprodução]. Ela é uma personagem fascinante, uma das mais influentes e interessantes do romance.”

+++ LEIA MAIS: Duna é ‘filme pop’, diz diretor Denis Villeneuve

Tudo sobre Duna

Baseado nos romances de Frank Herbert, Duna (2021) é uma história de ficção científica a qual acompanha Paul Atreides (Timothée Chalamet), jovem de família aristocrata em um futuro distópico, forçado a fugir para o deserto. Com isso, conhece Chani (Zendaya), quem o protege dos perigos de Arrakis. Dirigido por Denis Villeneuve, Duna chegou aos cinemas brasileiros em 21 de outubro de 2021.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por DUNE (@dunemovie)

 

Duna: parte 2 é confirmada para 2023

A Legendary Studios publicou uma imagem no Twitter confirmando Duna2 com a legenda: "Isso é só o começo... Obrigado àqueles que já viram Duna até agora, e àqueles que verão o filme nos próximos dias. Estamos animados para continuar esta jornada!" Segundo informações do Deadline, Duna: Parte 2 deve estrear em 20 de outubro de 2023.

Duna conta a jornada do brilhante jovem Paul Atreides (Timothée Chalamet), quem, após a Casa Atreides aceitar administrar o planeta Arrakis, precisa se mudar com a mãe, Lady Jessica (Rebecca Ferguson), e o pai, Duque Leto Atreides (Oscar Isaac), para as terras desérticas e mais perigosas da galáxia com o intuito de garantir o futuro de seu povo. Lá, é forçado a fugir para o deserto e encontra diversos desafios pela frente.

+++ LEIA MAIS: Duna: Jason Momoa escondeu mensagem carinhosa para filho no filme; entenda