Duna: Primeiro filme quase teve final diferente, revela Denis Villeneuve

O diretor de Duna revelou que cogitou "quebrar" o livro de Frank Herbert em um momento diferente do final apresentado nos cinemas

Julia Harumi Morita Publicado em 18/11/2021, às 09h20 - Atualizado às 09h21

None
Zendaya e Timothée Chalamet em Duna (Foto: Divulgação)

[Atenção: esta publicação contém spoilers de Duna (2021)]

O primeiro filme da saga Duna (2021), de Denis Villeneuve, quase teve um final diferente. Em entrevista à Empire, o diretor revelou que cogitou "quebrar" o livro de Frank Herbert em um momento diferente do apresentado nos cinemas. (Via Omelete)

+++ LEIA MAIS: Duna: Jason Momoa assistiu filme de Denis Villeneuve cinco vezes: 'Cada vez melhor'

O livro faz uma quebra "natural" quando faz um salto de dois anos e mostra Paul Atreides (Timothée Chalamet) e Jessica Atreides (Rebecca Ferguson) integrando o povo Fremen.
Porém, o diretor sentiu que precisava terminar o longa-metragem antes desse acontecimento, então terminou a narrativa da Parte Um com o crescimento interno de Paul.

"Minha primeira intuição foi quebrar aí. E então tentamos quebrá-lo um pouco mais tarde. No livro, há um momento natural - há um intervalo de dois anos ou algo parecido. Mas não deu certo porque realmente parecia que, no final de duas horas e meia, você estava repentinamente começando uma nova história."

+++ LEIA MAIS: Duna 2: Feyd-Rautha aparecerá em sequência do filme de Denis Villeneuve?

Villeneuve continuou: "Estou 100% convencido de forma positiva que paramos no momento certo, no qual finalmente sentimos que Paul foi de um menino para um adulto, e tendo todo o arco desta primeira parte concluído."

O cineasta também falou sobre a Parte Dois, a qual foi recentemente confirmada pela Legendary Studios. "A Parte Dois será um prazer cinematográfico. Fazer a Parte Um para mim foi só [arrumar] a mesa, sabe? Para explicar as culturas e os antecedentes de todos os diferentes planetas e civilizações. Então, ter essa chance, agora que tudo está definido, a Parte Dois será apenas um playground incrível. Vai ser muito divertido de fazer."

+++LEIA MAIS: Em Duna, Denis Villeneuve impressiona ao criar espetáculo visual complexo que transporta espectador para o deserto de Arrakis [REVIEW]

Tudo sobre Duna

Dirigido por Denis Villeneuve, o filme é baseado no famoso romance homônimo de Frank Herbert e é protagonizado por Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac e mais. Duna (2021) conta a jornada do brilhante jovem Paul Atreides, quem precisa se mudar para terras desérticas para garantir o futuro do povo dele.