Duna: Qual filme de Marlon Brando inspirou vilão Barão Harkonnen?

Filme dirigido por Denis Villeneuve, Duna foi inspirado em diversas produções audiovisuais - e uma delas é um filme de Marlon Brando

Redação Publicado em 29/10/2021, às 15h26

None
Stellan Skarsgård como Barão Harkonnen em Duna (Reprodução)

Adaptação da obra de Frank Herbert, Duna estreou nos cinemas em 21 de outubro para reimaginar a conhecida trama distópica — e, para isso, inspirou-se em diversas conhecidas produções cinematográficas. Um personagem, contudo, foi baseado em um famoso filme estrelado por Marlon Brando: Apocalypse Now.

Duna acompanha Paul Atreides (Timothée Chalamet), jovem de família aristocrata que é forçada a viajar para um mundo desértico. Um dos grandes antagonistas da trama é intragável Barão Harkonnen, quem tenta fazer de tudo para estragar os planos da família do protagonista.

+++LEIA MAIS: Duna: Stellan Skarsgård ‘adorava ficar nu’ nas filmagens; entenda

Conforme noticiou o site Slash Film, a estética peculiar do Barão Harnokken foi inspirada por Apocalypse Now (1979), filme dramático de guerra dirigido pelo icônico Francis Coppola e estrelado por Marlon Brando.

Em entrevista ao Slash Filme, Bob Morgan, co-figurinista de Duna, explicou que um personagem de Apocalypse Now foi essencial para pensar o vilão Barão Harkonnen, interpretado por Stellan Skarsgård em Duna: Coronel Kurtz.

[A figurinista Jacqueline West] mencionou o Coronel Kurtz de Apocalypse Now. Fez muito sentido (...) Ele é aquele tipo de cara taciturno. Só aquele suor. Acho que foi um daqueles filmes que vi três vezes quando era criança, porque fiquei muito impressionado por isso.

+++ LEIA MAIS: Duna: Elenco usava apelidos de estrelas pornô nas filmagens, revela Rebecca Ferguson

Bob Morgan continuou a explicar a influência da produção: “Mal sabia que, anos depois, estaria usando isso. É tudo derivado, certo? Somos afetados pelo que vimos e experimentamos em nossas vidas. Você traz tudo isso para a frente, seja consciente ou inconscientemente.”

Duna: como será a parte 2?

A Legendary Studios anunciou na terça, 26 de outubro, que a parte dois do filme de Denis Villeneuve está confirmada. Na publicação no Twitter, escreveu: "Isso é só o começo... Obrigado àqueles que já viram Duna até agora, e àqueles que verão o filme nos próximos dias. Estamos animados para continuar esta jornada!" Segundo informações do Deadline, Duna: Parte 2 deve estrear em 20 de outubro de 2023.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por DUNE (@dunemovie)

+++ LEIA MAIS: Duna: primeiras críticas ao filme de Denis Villeneuve não são positivas: ‘Sem começo ou fim'

O filme de Denis Villeneuve acompanha a jornada do jovem Paul Atreides (Timothée Chalamet), quem, após a Casa Atreides aceitar administrar o planeta Arrakis, precisa se mudar com a mãe, Lady Jessica (Rebecca Ferguson), e o pai, Duque Leto Atreides (Oscar Isaac), para as terras desérticas e mais perigosas da galáxia com o intuito de garantir o futuro de seu povo. Lá, é forçado a fugir para o deserto e encontra diversos desafios pela frente.