Encanto: 5 detalhes que você (provavelmente) não percebeu no filme; Bruno dançando, bota de Wall-E e mais [LISTA]

Encanto, nova animação da Disney, conta com uma série de detalhes e simbolismos sobre os personagens e a narrativa

Redação Publicado em 11/01/2022, às 15h35 - Atualizado em 16/01/2022, às 12h30

None
Pôster de Encanto, nova animação da Pixar (Foto: Divulgação/Disney/Reprodução/Twitter)

Nova animação da Disney, Encanto (2021) acompanha a extraordinária família colombiana Madrigal, a qual cada integrante possui uma habilidade mágica - exceto Mirabel. No entanto, quando a magia da cidade está sob ameaça, cabe a jovem partir em uma missão para salvá-la.

Dirigido por Byron Howard (Zootopia: Essa Cidade é o Bicho) e Jared Bush (Moana - Um Mar de Aventuras), o filme estreou em 24 de dezembro no Disney+ e, desde então, fez sucesso ao apresentar personagens cativantes e uma trilha sonora animada.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Disney’s Encanto (@encantomovie)

+++LEIA MAIS: Encanto: Lin-Manuel Miranda comenta desafios ao compor músicas da Disney

Como todo filme clássico da Disney, a animação conta com uma série de detalhes e simbolismos sobre os personagens e a narrativa. Pensando nisso, listamos cinco detalhes que você, provavelmente, não em Encanto. Confira:


Óculos de Mirabel

Foto: Reprodução

+++LEIA MAIS: Encanto: Casa mágica pode ter significado sombrio; entenda

Além do pai de Mirabel, a garota é a única integrante da família Madrigal quem necessita de óculos. O acessório parece desnecessário, considerando o fato da mãe dela ter o poder da cura. No entanto, o detalhe revela algo muito mais profundo.

Os óculos de Mirabel não apenas a conecta ao lado não mágico da família, mas é também uma metáfora de como ela interage com os Madrigal. Além de ajudá-los a descobrirem quem desejam ser, a jovem os veem de maneira distinta do resto da comunidade. O acessório reflete o fato da garota enxergar os parentes com outras lentes.

+++LEIA MAIS: 5 produções de Lin-Manuel Miranda com a Disney - Encanto, Moana e mais [LISTA]


Bruno dançando

Foto: Reprodução

Bruno é um dos personagens mais intrigantes de Encanto. Rejeitado pela família devido ao poder de prever o futuro, opta por desaparecer ao ver o futuro da magia. Posteriormente, Maribel o encontra escondido na casa. Mas o encontro não é a primeira aparição do jovem na mansão.

+++LEIA MAIS: Disney além dos EUA: 8 animações em outros países, de Rio a Encanto [LISTA]

Durante a música "We Don't Talk About Bruno,” o integrante da família Madrigal pode ser visto na varanda da casa mágica. A cena funciona como um prenúncio de que Bruno nunca saiu e está escondido na mansão. Confira:


Os trajes dos Madrigal e os poderes

Foto: Reprodução

+++LEIA MAIS: Encanto supera Eternos e se torna maior bilheteria do Brasil; veja ranking

As roupas e acessórios dos integrantes da família Madrigal contém detalhes referentes aos poderes dos personagens. O vestido de Isabela é estampado com flores da Colômbia, Pepa usa brincos no formato de Sol e as roupas de Dolores possuem ondas sonoras. Além disso, os trajes de Mirabel incluem borboletas bordadas, indicando a missão principal da personagem de transformação e mudança.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Disney’s Encanto (@encantomovie)


Bruno tem a bota de Wall-E

Foto: Reprodução

+++LEIA MAIS: Encanto: Conheça Lin-Manuel Miranda, premiado compositor da animação da Disney

Quando Mirabel encontra Bruno escondido na casa dez anos após o suposto desaparecimento dele, a jovem conhece o quartinho onde o tio morou sozinho o tempo todo. No ambiente, há objetos colecionados por ele para se distrair enquanto se mantêm longe da família.

Entre esses artefatos, está na prateleira de Bruno uma bota com uma pequena planta crescendo, assim como a de Wall-E. Na animação de 2008, o robô guarda a vegetação no calçado, protegendo o último sinal de vida da Terra.

+++LEIA MAIS: 8 lições que aprendemos com filmes da Disney: propósito da vida em Soul, importância das emoções em Divertida Mente e mais [LISTA]


Portas da Mirabel e da avó Alma opostas

Foto: Reprodução

Apesar de Encanto não ter antagonista, um dos maiores conflitos da animação ocorre entre Mirabel e a avó dela. Constantemente repreendendo a garota, a matriarca deixa claro o descontentamento com o fato da jovem não possuir nenhum poder.

+++LEIA MAIS: 5 filmes alto astral para assistir no Disney+ quando estiver triste [LISTA]

Na casa mágica, o quarto da avó encontra-se de um lado da casa e o da Mirabel localiza-se na mesma posição, mas do lado oposto do corredor. A distribuição dos cômodos representa as visões de mundo opostas das personagens.

Enquanto Mirabel almeja um mundo diferente e mudanças, a avó Alma permanece firme nas tradições da família. No final, a conexão entre elas é o elemento principal para manter a magia da família viva.