Encanto: Conheça Lin-Manuel Miranda, premiado compositor da animação da Disney

Lançada em 25 de novembro, a animação Encanto ganhou diversos elogios pela trilha sonora de Lin-Manuel Miranda em inglês e espanhol

Redação Publicado em 26/11/2021, às 11h31 - Atualizado às 11h33

None
Encanto (Foto: Reprodução) │Lin-Manuel Miranda (Foto: Alberto E. Rodriguez / Getty Images)

A animação Encanto, lançada em 25 de novembro, é um marco para a história da Disney. A história exalta a cultura latino-americana por meio dos personagens, narrativa e, principalmente, pela trilha sonora do premiado compositor Lin-Manuel Miranda, conhecido pela autoria do musical Hamilton e outras grandes produções.

Ator, rapper, compositor, dramaturgo, cantor, produtor e letrista norte-americano de origem porto-riquenha, Lin-Manuel Miranda tem 41 anos. Para a animação Encanto, a primeira da Disney apenas com personagens latinos, o artista compôs em inglês e espanhol — e contou com a ajuda do pai, Luis Miranda, para escrever alguma das canções.

+++LEIA MAIS: Encanto: Lin-Manuel Miranda relata sensação ao escrever música para Disney: ‘Experiência incrível’

No entanto, o trabalho de Lin-Manuel Miranda é aclamado muito antes da animação da Disney. O artista começou a carreira ainda jovem, quando cursava a faculdade e co-fundou uma trupe de comédia hip-hop, assim como escreveu e dirigiu produções da companhia estudantil de teatro da instituição de ensino.

Lin-Manuel Miranda: O início da carreira de sucesso

Anos após sair da faculdade, Miranda compôs a trilha sonora de In The Heights, musical que foi para a Broadway e que ganhou dois prêmios Tony e um Grammy. O astro também participou da composição de Bring it On: The Musical, indicado a dois Prêmios Tony.

+++LEIA MAIS: Encanto: estreia, trailer e tudo que sabemos sobre animação da Disney [LISTA]

A partir de 2015, foi a vez de Lin-Manuel Miranda ganhar ainda mais evidência com Hamilton. O musical aclamado pela crítica e público foi criado pelo astro, quem também o compôs e criou o libreto. A obra foi indicada a 13 Prêmios Tony, vencendo 11 — incluindo a categoria Melhor Musical — , além de vencer o Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical e render ao astro o Prêmio Pullitzer.

O trabalho nos cinemas também ganha destaque. Miranda participou da composição de produções como Star Wars: O Despertar da Força (2015) e Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019), além de estrelar ao lado de Emily Blunt (Um Lugar Silencioso) no musical O Retorno de Mary Poppins (2018). Ainda, Encanto não é a primeira colaboração do artista com a Disney: ele também escreveu e interpretou varias canções de Moana, lançada em 2016.

+++LEIA MAIS: Por que Hamilton, aclamado filme do Disney+, não pode concorrer ao Oscar?

Encanto

Encanto segue a extraordinária família Madrigal, quem vive na cidade Encanto, localizada nas montanhas da Colômbia. Cada membro da família possui uma habilidade mágica singular, exceto Mirabel, a única integrante comum. Quando a magia da cidade e os habitantes estão sob ameaça, cabe a jovem partir em uma missão para salvá-los.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Walt Disney Studios BR (@disneystudiosbr)

O filme é estrelado pela atriz de Brooklyn Nine-Nine (2013), Stephanie Beatriz, quem dubla Mirabel. O elenco conta também com Diane Guerrero (Orange Is The New Black), John Leguizamo (John Wick) e Alan Tudyk (Eu, Robô).