Encanto: Por que Disney escolheu Colômbia para ambientar filme? Lin-Manuel Miranda responde

Lin-Manuel Miranda, compositor da trilha sonora de Encanto, explicou porque a Disney escolheu a Colômbia para ambientar a animação indicada ao Oscar

Redação Publicado em 07/03/2022, às 18h16

None
Encanto (Foto: Divulgação / Disney)

Lin-Manuel Miranda (Em um Bairro de Nova York), compositor da trilha sonora de Encanto (2021), explicou porque a Disney escolheu Colômbia para ambientar o filme. O astro comentou sobre a decisão do estúdio em um painel de discussão do Songwriters Hall of Fame.

Miranda admitiu propor o país como plano de fundo para a animação: “Quando eles fazem um filme, torna-se o primeiro vislumbre de muitas pessoas dessa cultura, por bem ou por mal. Eles levam isso muito a sério. Como tive uma boa experiência em Moana, disse: ‘Se vocês estão fazendo um musical da Disney com tema latino, esperei toda a minha vida por isso.'”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Disney’s Encanto (@encantomovie)

+++LEIA MAIS: Encanto: Lin-Manuel Miranda não esperava 'We Don't Talk About Bruno' como maior hit do filme; entenda

“Então escolhemos a Colômbia devido à incrível diversidade, e porque é o lar do realismo mágico,” comentou o premiado compositor referindo-se ao estilo de ficção que combina uma visão de mundo realista com elementos de fantasia, extremamente presente em Encanto.

O diretor de Tick, Tick... Boom! (2021) ressaltou adorar estudar a cultura local e os ritmos musicais da Colômbia: “Nós visitamos o país em 2018 e fomos para grandes e pequenas cidades, apenas absorvendo música em todos os lugares. Foi a viagem de campo mais divertida de todos os tempos.”

+++LEIA MAIS: Encanto: Como Lin-Manuel Miranda compôs 'We Don't Talk About Bruno' para Disney?

O estudo musical de Miranda pela Colômbia provavelmente foi um fator determinante no processo de composição da trilha sonora de Encanto. As canções da animação são um dos elementos mais elogiados do filme, acumulando diversas conquistas - como a música "We Don't Talk About Bruno" alcançando a primeira posição da Billboard Hot 100.

A produção da Disney conquistou três indicações ao Oscar 2022, como Melhor Animação - categoria na qual concorre com outras duas animações do estúdio, Luca (2021) e Raya e o Último Dragão (2021) - Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original por “Dos Oruguitas.”

+++LEIA MAIS: Encanto: 5 detalhes que você (provavelmente) não percebeu no filme: dança de Bruno, bota de Wall-E e mais [LISTA]


Encanto

Encanto segue a extraordinária família Madrigal, habitantes da cidade Encanto, localizada nas montanhas da Colômbia. Cada membro da família possui uma habilidade mágica singular, exceto Mirabel. Quando a magia da cidade está sob ameaça, cabe a jovem partir em uma missão para salvá-la. O filme entrou no catálogo do Disney+ em 24 de dezembro de 2021. Confira o trailer: 


Oscar 2022: qual você acha a melhor música da premiação?

  • "Be Alive" – Dixson e Beyoncé (King Richard: Criando Campeãs)
  • "Down to Joy" – Van Morrison (Belfast)
  • "Dos Oruguitas" – Lin-Manuel Miranda (Encanto)
  • "No Time To Die" – Billie Eilish e Finneas O'Connor (007: Sem Tempo Para Morrer)
  • "Somehow You Do" – Diane Warren (Four Good Days)

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Confira os indicados da 94ª edição da premiação

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 exige vacinação e testes de covid para indicados; entenda

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]