Enrolados: 5 curiosidades sobre clássica animação da Disney: tranças da Rapunzel, nome original de Flynn e mais [LISTA]

Uma das animações mais amadas da Disney, Enrolados conta com uma série de curiosidades interessantes

Redação Publicado em 02/12/2021, às 16h04

None
Enrolados (Foto: Divulgação / Disney)

Lançada em 2010 (7 de janeiro de 2011 no Brasil), Enrolados é uma das animações mais icônicas da Disney; uma produção sensível que colecionou fãs de todas as idades em diversos países do mundo. Com uma história emocionante e divertida, tornou-se um clássico infantil. O filme está disponível no catálogo do Disney+.

Nessa releitura, Rapunzel vive trancada em uma torre com o desejo de poder sair e ver luzes que aparecem no céu todos os anos no aniversário dela. Um dia, quando está sozinha, a torre é invadida pelo ladrão Flynn Rider. Após capturá-lo, faz um acordo para soltar o rapaz: ele só pode ter suas coisas de volta caso a leve para ver as luzes - no entanto, a protagonista precisa realizar o sonho antes da mãe voltar para casa.

+++LEIA MAIS: 5 animações que completam 10 anos em 2021: Rio, Enrolados e mais [LISTA]

Como todo filme clássico, Enrolados conta com uma série de curiosidades interessante acerca da produção e bastidores. Pensando nisso, listamos fatos sobre o filme: do tamanho do cabelo de Rapunzel a uma ação com cabelos voltada para pessoas que perdem os fios devido a doenças. Confira:

Tamanho do cabelo de Rapunzel

A princesa protagonista tem mais de 21 metros de cabelos e mais de 100 mil tranças individuais. Por conta da grandiosidade das madeixas, o estúdio precisou de uma nova tecnologia para simular o movimento dos fios, isso porque, nenhuma personagem havia tido um cabelo tão enorme em outras produções até então. Foi a primeira animação da Disney com CGI.

+++ LEIA MAIS: Shrek, Madagascar e mais: 6 filmes da DreamWorks que marcaram os anos 2000 [LISTA]


Ação com cabelos

Segundo conta o Camundongo, ao longo do desenvolvimento do filme, dez mulheres da produção optaram por deixar o cabelo crescer. Ao final desse processo, cada uma delas doou 25 centímetros do comprimento para uma instituição que cria perucas com cabelos humanos para pessoas que perdem os fios devido a doenças. 


50º animação 

Além de ser um clássico da Disney, o filme foi uma marca importante para a história do estúdio: Enroladosfoi a 50º animação da Walt Disney Pictures.

+++ LEIA MAIS: The Midnight Gospel, Big Mouth e mais: as melhores animações da Titmouse [LISTA]


Nome original de Flynn

De acordo com o Adoro Cinema, o nome originalmente pensado para o par romântico de Rapunzel era Bastian. No entanto, ao final, Flynn Rider foi o escolhido em referência ao ator Errol Flynn, quem ficou reconhecido mundialmente por interpretar um ladrão simpático em As Aventuras de Robin Hood (1938).


Trilha sonora 

Responsável pela trilha sonora do filme, o compositor Alan Menken baseou as músicas da animação no rock produzido nos anos 1960. A faixa, "I See The Light," chegou a ser indicada ao Oscar em Melhor Canção Original, como lembra o Adoro Cinema.

+++ LEIA MAIS: Os 10 casais mais realistas das animações da Disney, segundo site