E.T. O Extraterrestre: Qual filme inspirou o clássico de Steven Spielberg?

O conceito para E.T. O Extraterrestre nasceu de uma ideia simples do icônico cineasta

Redação Publicado em 05/08/2021, às 18h41

None
E.T.: O Extraterrestre (Foto: Reprodução)

E.T. O Extraterrestre (1982), filme do diretor Steven Spielberg, é um clássico dos anos 1980. O longa-metragem que acompanha a amizade entre o garoto Elliot e um pequeno alienígena perdido na Terra rendeu mais de US$ 790 milhões em bilheteria, a maior da década, além de receber nove indicações ao Oscar.

O conceito para o filme nasceu de uma ideia simples de Steven Spielberg. Segundo informações do IMDb Trivia, via Cheat Sheet, o icônico cineasta foi inspirado por outro longa-metragem dirigido por ele, Contatos Imediatos do Terceiro Grau(1977).

+++ LEIA MAIS: Peça-chave do culto aos anos 1980, Steven Spielberg volta a um passado aconchegante e encara um futuro sombrio em Jogador Nº 1

Para quem conhece o clássico de 1977, pode se lembrar da cena ao final do filme em que aparecem alienígenas. Para Spielberg, foi um momento crucial para ele se questionar sobre o destino daqueles alienígenas caso algum fosse deixado para trás, e se encontrasse preso na Terra - e, assim, surgiu a ideia para um novo longa-metragem.

A história de E.T. O Extraterrestre foi ditada por Steven Spielberg para a roteirista Melissa Mathison, quem estava acompanhando o cineasta no set de filmagens de Contatos Imediatos do Terceiro Grau.

+++LEIA MAIS: Como estão os atores mirins de E.T o Extraterrestre?

Para adicionar fatos mais interessantes, nem todas as partes do clássico de 1982 foram perfeitamente roteirizadas durante as filmagens de Contatos Imediatos do Terceiro Grau. Inclusive, havia muitas cenas improvisadas, especialmente por Drew Barrymore (Gertie), devido às crianças que integraram o elenco, como lembra o Cheat Sheet.

Originalmente, Steven Spielberg queria escrever uma sequência para E.T. O Extraterrestre e seria ambientado no planeta natal do alienígena. Contudo, a ideia foi descartada porque, no final das contas, o cineasta sentiu que isso roubaria os holofotes e ideia do filme original. Portanto, permanece um longa-metragem autônomo.

+++ LEIA MAIS: Qual filme dos Beatles chamou a atenção de Steven Spielberg?


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS