Eternos: Por que final de Ikaris, de Richard Madden, é tão polêmico?

Richard Madden interpreta um dos protagonistas de Eternos, Ikaris, que tem um fim interessante no Universo Cinematográfico Marvel

Redação Publicado em 12/01/2022, às 17h11 - Atualizado em 15/01/2022, às 17h30

None
Richard Madden como Ikaris em Eternos (Foto: Reprodução / Twitter)

[Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Eternos, da Marvel]

Um dos maiores plot twists de Eternos (2021), do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), é quando Ikaris (Richard Madden) revela suas verdadeiras intenções e lealdade pelos Celestiais, mata Ajak (Salma Hayek) e trai a confiança dos companheiros e, especialmente, da companheira Sersi (Gemma Chan). Ao final do filme, o antagonista é derrotado e sacrifica a própria vida ao voar em direção ao Sol, mas por que o personagem toma essa decisão?

+++LEIA MAIS: Eternos tem pior nota do MCU - e Chloé Zhao questiona: ‘Merece?’

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Richard Madden (@maddenrichard)


Ikaris foi criado em 1976 nos quadrinhos da Marvel Comics por Jack Kirby e, diferente dos outros Eternos, não construiu uma relação com os humanos ao longos milhares de anos na Terra e se manteve fiel aos Celestiais e a Arishem, o que faz com que se vire contra a própria família no filme do MCU. Derrotado, sente-se muito culpado pelas ações e voa em direção ao Sol para tirar a própria vida. De acordo com o Screen Rant, lamenta-se pelo que fez e não consegue encarar os outros Eternos ou Sersi.

Ao mesmo tempo que desapontou os Eternos, também não conseguiu cumprir o destino traçado pelos Celestiais e, por isso, sente que perdeu tudo e a única opção viável é desaparecer. Por não ter poderes derivados do Sol, ao se aproximar do calor intenso e a imensa pressão do astro, o personagem morre, de fato, como confirmou o roteirista do filme Kaz Firpo. A morte de Ikaris também faz referência à lenda de Ícaro da Mitologia Grega, que aprende a voar, chega muito perto do Sol, queima as asas e não sobrevive.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Eternals (@eternals)

+++LEIA MAIS: Eternos: Corpo de Angelina Jolie foi recriado com efeitos especiais; entenda


Tudo que sabemos sobre Eternos, filme do MCU

Eternos (2021), da Marvel, se passa pouco tempo após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato (2019), e acompanha novos heróis, um grupo de imortais chamados Eternos, os quais vigiam e protegem a Terra há sete mil anos, e precisam lutar contra os Deviantes para garantir a segurança da humanidade.

O elenco de peso é composto por Gemma Chan, Kit Harrington, Richard Madden, Kumail Nanjiani, Lia McHugh, Brian Tyree Henry, Lauren Ridloff, Barry Keoghan, Don Lee, Harish Patel, Salma Hayek e Angelina Jolie. O filme estreou no Brasil em 4 de novembro de 2021 e chegou ao catálogo do Disney+ em 12 de janeiro. Assista ao trailer abaixo:

+++LEIA MAIS: Marvel: Por que Harry Styles aceitou entrar para o MCU?