Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Festival de Cannes 2022: Forest Whitaker será premiado com Palma de Ouro honorário

"Uma lenda que impressiona nos filmes, os espectadores e os órgãos públicos", pontuou o Festival de Cannes

Redação Publicado em 06/05/2022, às 11h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O prêmio será entregue no ínicio do festival - Reprodução/Instagram/@festivaldecannes
O prêmio será entregue no ínicio do festival - Reprodução/Instagram/@festivaldecannes

Forest Whitaker, vencedor do Oscar por seu papel em ‘O Último Rei da Escócia’, será homenageado no Festival de Cannes de 2022. O ator receberá, de forma honorária, uma Palma de Ouro, principal prêmio entregue pelo júri do festival no início do Cannes 2022.

O prêmio é uma homenagem para os atores cujas carreiras artísticas são acompanhadas por compromissos humanitários. Jeanne Moreau, Bernardo Bertolucci e Manoel de Oliveira estão entre os nomes que já foram condecorados anteriormente.

+++ LEIA MAIS: Festival de Cannes exibe versão em 4K de Deus e o Diabo na Terra do Sol

“34 anos atrás, participar de Cannespela primeira vez mudou minha vida e me garantiu que tomei a decisão certa de me dedicar a encontrar conexão na humanidade através do cinema”, disse Forest. “É sempre um privilégio retornar a este belo festival para exibir meu próprio trabalho e ser inspirado por muitos dos maiores artistas do mundo – e me sinto incrivelmente honrado por ser celebrado como parte do importante 75º aniversário do Festival.”

Em 1988, Whitaker ganhou o prêmio de Melhor Ator em Cannes por sua performance em 'Bird' . Ele também é conhecido por estrelar em The Color of Money, Platoon e Good Morning, Vietnam ('Bom Dia, Vietnã'  em tradução para o português).

+++ LEIA MAIS: Thriller sobre apartheid com Orlando Bloom e Forest Whitaker encerrará Festival de Cannes

“Ele é esse jovem ator que Clint Eastwood revelou em Bird e esse homem que amplia sua visão do mundo para oferecê-lo a quem sofre e a quem luta. Todas as honras pertencem a Whitaker. Esta Palma de Ouro é um gesto de gratidão do mundo do cinema.” acrescentou Pierre Lescure, Presidente do Festival de Cannes.