Filmes com Keanu Reeves são apagados de plataformas chinesas por questão política; entenda

Filmografia de Keanu Reeves foi removida de streaming chinês após movimento de apoio do astro ao Tibet

Redação Publicado em 24/03/2022, às 17h51

Keanu Reeves tem filmes removidos de catálogos chineses
Jason Merritt

Os filmes com Keanu Reeves no elenco foram apagados dos catálogos de serviço de streaming na China após um embate entre o ator e nacionalistas chineses. Segundo o Los Angeles Times, o astro americano teria recebido críticas após sua participação virtual no 35º Concerto Beneficente Tibet House, de apoio ao Tibet, no início de março. Opositores teriam sugerido um boicote a Matrix: Ressurections, o que teria inspirado a remoção das obras nas plataformas do país.

Pelo menos quatro serviços retiraram obras com Reeves do catálogo. Uma pesquisa do LA Times pelo nome do ator nas plataformas iQiyi, Tencent Video, Bilibili e Xigua Video resultou em zero sugestões.

+++ LEIA MAIS: Matrix 4: Quanto Keanu Reeves recebeu para viver Neo novamente?

“Desculpe, nenhum resultado relacionado a Jinu Liweisi ['Keanu Reeves'] foi encontrado”, teria informado o iQiyi, “Devido a leis, regulamentos e políticas relevantes, alguns resultados não são mostrados”.

A série 'Matrix' foi um dos títulos removidos de catálogos chineses
A série 'Matrix' foi um dos títulos removidos de catálogos chineses

 

O Tibete está anexado ao RPC desde 1950 e filmes que façam referência ao local não são lançados na China. Por isso, o apoio de Reeves ao evento não foi bem visto pelo público chinês, o que prejudicou ainda mais a bilheteria global de Matrix, a qual atualmente arrecadou US$ 148,3 milhões.

O concerto no centro da polêmica acontece anualmente desde 1989 e foi realizado virtualmente por conta da pandemia de covid-19. A renda arrecadada foi revertida para a Tibet House, que preza pela sobrevivência da cultura tibetana. Além do ator, outras celebridades participaram do Tibet House, como Patti Smith, Jason Isbell e Iggy Pop.

+++ LEIA MAIS: Keanu Reeves: Matrix sofre boicote na China por polêmica envolvendo ator; entenda

Filmes removidos incluem Matrix, Velocidade Máxima e Alguém Tem Que Ceder. Segundo o pesquisador do China Digital Times, Alex Yu, não está claro se as agências reguladoras chinesas exigiram a remoção dos filmes de Reeves ou se as plataformas privadas retiraram os filmes proativamente.