Filmes ‘copia e cola’ da Marvel nos transformaram em zumbis, acredita Denis Villeneuve, de Duna

Prestes a lançar Duna, Denis Villeneuve criticou e elogiou escolhas da Marvel Studios

Redação Publicado em 16/09/2021, às 14h30

None
Denis Villeneuve (Foto: John Sciulli / Getty Images)

Quase dois anos após Martin Scorsese fazer críticas virais sobre os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, Denis Villeneuve disse que produções "copia e cola" da franquia nos transformaram em zumbis. (Via IndieWire)

“Talvez, problema seja estarmos diante de muitos filmes da Marvel que são nada mais do que um 'copia e cola' de outros. Talvez esses tipos de filmes tenham nos transformado um pouco em zumbis…," disse o diretor de Duna (2021) em entrevista ao El Mundo.

+++ LEIA MAIS: Eternos: Como Denis Villeneuve, de Duna, influenciou filme da Marvel?

Por outro lado, Villeneuve confessou que "existem muitos filmes grandes e caros de muito valor hoje" e citou Christopher Nolan (Batman: O Cavaleiro das Trevas) e Alfonso Cuarón (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) como exemplo. "Não me sinto nem um pouco capaz de ser pessimista.”

O cineasta também disse: “Basta pensar na época de ouro de Hollywood para ver como filmes comerciais podem fazer uma proposta artística diferente e, portanto, política [...] Quem disse que um filme com um grande orçamento não pode ser artisticamente relevante ao mesmo tempo?"

+++ LEIA MAIS: Duna: Apesar de críticas mistas, filme é ovacionado em Festival de Veneza

Recentemente, Villeneuve conversou com a ganhadora do Oscar Chloé Zhao e elogiou a Marvel Studios por convidar a diretora para assumir a direção do filme Eternos, estrelado por Kit Harrington, Gemma Chan, Kumail Nanjiani, Salma Hayek e Angelina Jolie. (Via Omelete)

"Acho que o que você está trazendo para o cinema é essencial. É como o oxigênio necessário na sala. Sou seu maior fã. Acho genial que a Marvel tenha abordado você, porque você é esteticamente o oposto radical deles"

+++ LEIA MAIS: James Gunn rebate críticas de Martin Scorsese a Marvel: 'Não viu meus filmes'

Duna: O que sabemos sobre o filme?

Baseado nos romances de Frank Herbert,Duna é uma história de ficção científica a qual acompanha Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem de família aristocrata em um futuro distópico, forçado a fugir para o deserto. Com isso, conhece Chani (Zendaya), quem o protege dos perigos de Arrakis.

O elenco também é formado por Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Dave Bautista, Oscar Isaac, David Dastmalchian e mais. Duna estreia nesta sexta no Festival Internacional de Cinema de Veneza, chega aos cinemas brasileiros em 14 de outubro de 2021 e tem lançamento previsto para 35 dias depois na HBO Max.

+++ LEIA MAIS: Kevin Feige quebra o silêncio e fala sobre críticas aos filmes da Marvel: "Lamentável"