Françoise Forton escondeu câncer por 10 anos e quebrou silêncio para alertar mulheres; entenda

Atriz Françoise Forton morreu aos 64 anos, neste domingo, 16 de janeiro; a artista lutava contra um câncer

Redação Publicado em 17/01/2022, às 09h05 - Atualizado às 16h48

None
Françoise Forton (Foto: Reprodução/Internet)

A atriz Françoise Forton morreu aos 64 anos neste domingo, 16 de janeiro, em decorrência de um câncer. A estrela, conhecida por atuar em múltiplas novelas, estava internada há quatro meses na clínica São Vicente, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, conforme relata O Globo.

Essa não era a primeira vez que a atriz lutava contra um câncer; a artista enfrentou a doença na época em que gravava a novela Tieta. Segundo as informações do O Globo, ela demorou dez anos para revelar o câncer de útero, mas decidiu falar sobre o diagnóstico em busca de alertar as mulheres.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Françoise Forton (@francoiseforton)

 

+++LEIA MAIS: Passaporte para Liberdade: 5 curiosidades sobre série da Globo - elenco internacional, filmagens na pandemia e mais [LISTA]

Em 2020, em participação no programa O Encontro, apresentado por Fátima Bernardes, Forton comentou: "Não falava da doença, fiquei dez anos sem falar. Hoje, faço questão de ir a público, poder participar das crianças. Minha vida mudou inteiramente. Eu me reeduquei, mudei a minha alimentação." 

Em 2016, detalhou o diagnóstico em entrevista ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), via O Globo, explicando: "Eu fazia mais ou menos uma vez por ano [Papanicolau], às vezes dava mais espaço. Na verdade, não tinha tanta preocupação com isso, porque nunca senti nada, nem dor, nem nenhum sintoma estranho, nada mesmo. Confesso que dei uma esquecida. Em 1991, eu ia fazer uma novela, mas antes resolvi tirar o DIU [dispositivo intrauterino para evitar a gravidez] e me deu vontade de pedir para fazer um Papanicolau."

+++ LEIA MAIS: Telecine se une ao Globoplay e ganhará área personalizada no streaming da Globo

"Foi um susto, eu não tinha histórico de câncer na família. Fiquei apavorada. A primeira coisa que veio à cabeça foi: 'Isso mata e eu não quero morrer'," contou. Na época, noticiou o diretor Paulo Ubiratan sobre a situação; Françoise interpretava a vilã Helena na novela Tieta.

A artista conseguiu conciliar as gravações da novela e o tratamento da doença. De acordo com informações do O Globo, nesse período, ela precisou fazer sessões de quimioterapia e radioterapia ao longo de seis meses. Após o tratamento, Forton venceu o câncer e, aos 38 anos, retirou o útero, ovários e trompas para prevenção de reincidência da doença.

+++ LEIA MAIS: Para matar a saudade: 5 séries amadas na TV brasileira para assistir no Globoplay [LISTA]

"Queria esquecer tudo aquilo. Foi muito difícil. Não queria falar nem transformar a doença em algo sensacionalista, tipo capa de revista. Passei a ver muitos amigos que tiveram câncer falando sobre a doença e pensei que isso tem que servir de alerta. O número de casos de câncer feminino vem aumentando, e é possível prevenir. Eu poderia alertar sobre a necessidade de se cuidar, jovem ou não, casada ou não, com sexo ou não. Ninguém está livre. Aconteceu comigo, sem eu sentir nada e sem histórico familiar," contou.