Geração Z está ‘cancelando’ Elvis no TikTok; entenda

Vídeos com fatos polêmicos da vida e carreira de Elvis estão dominando o TikTok após lançamento da cinebiografia

Redação Publicado em 27/06/2022, às 16h16

None
Elvis Presley (Foto: Divulgação)

A cinebiografia de Elvis dirigida por Baz Luhrmann é um dos filmes mais aguardados de 2022. Com Austin Butler no papel do Rei do Rock, trilha sonora com nomes como Doja Cat e Eminem, Tom Hanks como Coronel Tom Parker e elogios da crítica, longa parece promissor.

No entanto, de acordo com artigo da Rolling Stone EUA, o interesse por Elvis vem diminuindo ao longo dos anos e, por isso, o espólio do músico estava pensando em ideias para reconquistar o público. Eles provavelmente esperavam que o filme de Luhrmann tivesse um efeito parecido com Bohemian Rhapsody (2018), que conquistou a Geração Z com sucessos do Queen.

+++ LEIA MAIS: Elvis: Austin Butler ‘não consegue’ parar de falar como Rei do Rock mesmo após fim das filmagens

Porém, segundo o podcast da Rolling Stone EUA, Don’t Let This Flop, o efeito pode ser o contrário, em grande parte pelos mesmo motivos que fizeram Elvis escorregar no início da carreira. O TikTok está repleto de vídeos sobre o cantor capazes de deixar o público desconfortável com a ideia de um filme que celebra a vida do astro do rock.

Desde histórias de apropriação da cultura negra – que inclui estilos de dança negra e músicas que foram incorporadas na carreira dele, além de acusações de racismo – até o relacionamento com a esposa Priscilla, que o conheceu quando tinha 14 anos e ele 24: diversos conteúdos estão fazendo uma propaganda negativa da vida e carreira de Elvis para o público mais jovem.

+++ LEIA MAIS: Elvis: Baz Luhrmann explica por que Harry Styles não conseguiu papel: 'Ele já é um ícone'

De acordo com a Rolling Stone EUA, alguns vídeos chegam a ser engraçados, pois os usuários pensam que essa é a primeira vez que estão “cancelando” Elvis. Mas a questão é que Elvis foi cancelado. Os próprios millennials e a geração X têm opiniões muito fortes sobre as problemáticas em torno da vida do Rei do Rock.

Apesar das controversas e do legado complicado que Elvis deixou, cantor ainda é uma referência na música e sucesso entre o público. Filme de Luhrmann arrecadou US$ 30,5 milhões de bilheteria no fim de semana de estreia, empatando com Top Gun: Maverick (2022). No Brasil, longa tem estreia prevista para 14 de julho. Confira o trailer: