Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Globo de Ouro 2023: Brendan Fraser não participará da premiação após alegar abuso sexual

Brendan Fraser foi indicado à Melhor Ator por sua atuação em The Whale

Redação Publicado em 17/11/2022, às 11h20 - Atualizado em 12/12/2022, às 15h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brendan Fraser (Foto: Vittorio Zunino Celotto / Getty Images)
Brendan Fraser (Foto: Vittorio Zunino Celotto / Getty Images)

Brendan Fraser, conhecido pelos filmes George, O Rei Da Floresta (1997) e A Múmia (1999), não comparecerá ao Globo de Ouro 2023, mesmo após ser indicado à Melhor Ator por sua aclamada atuação em The Whale(2022). O ator alegou, em novembro deste ano, ter sido agredido sexualmente por Philip Berk, ex-presidente da organização que administra a premiação.

Em recente entrevista à revista norte-americana GQ, o ator confirmou sua ausência na cerimônia, apontando sua relação com a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) como o principal motivo. 

+++ LEIA MAIS: Vencedor do Oscar, Paul Haggis é preso por assédio sexual na Itália

Tenho mais história [negativa] com a HFPA do que respeito pela HFPA. É por causa da história que tenho com eles. E minha mãe não criou um hipócrita. Você pode me chamar de muitas coisas, mas não disso.

A agressão sexual

Foi para a mesma publicação que, em 2018, Fraser alegou publicamente que Philip Berk, membro de longa data da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) e ex-presidente da organização por trás do Globo de Ouro, uma vez o apalpou em um almoço em Beverly Hills, em 2003.

+++ LEIA MAIS: James Franco volta às telas 4 anos após acusações de assédio sexual

Na época, Fraser disse que o suposto incidente foi um fator para o fato de ele ter desaparecido de Hollywood por tanto tempo. “Eu estava me culpando e estava infeliz - porque estava dizendo: 'Isso não é nada. Esse cara esticou o braço e deu uma olhada'…,isso me fez sentir recluso.”

Em resposta, o cineasta disse que a história do ator era "uma invenção total", mas reconheceu que havia escrito um pedido de desculpas a Fraser pelo incidente na época. Após uma investigação interna, conduzida após o caso se tornar público, o HFPA concluiu que Berk havia “tocado inadequadamente”, mas a ação de Berk “pretendia ser interpretada como uma piada e não como um avanço sexual”.

+++ LEIA MAIS: Ex-Megadeth, David Ellefson detalha caso de vingança por pornografia em relatório policial

Berk permaneceu como membro do HFPA até ser expulso no ano passado, após chamar o Black Lives Matter de “um movimento de ódio racista”. A 79ª edição do Globo de Ouro quase foi cancelada depois que a organização mergulhou em um escândalo sobre indiscrições éticas e a revelação de que o grupo não incluía membros votantes negros. 

Brendan Fraser foi indicado a Melhor Ator por sua performance em The Whale(2022), em que interpreta um professor de inglês recluso que vive com obesidade e tenta se reconectar com sua filha distante. Por sua atuação no filme de Darren Aronofsky, o ator foi ovacionado por sete minutos no Festival Internacional de Cinema de Veneza deste ano.