Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Godard: Por que filme Eu Vos Saúdo, Maria foi censurado no Brasil?

Exibição do filme de Godard foi proibida no Brasil pelo então presidente José Sarney

Dimitrius Vlahos Publicado em 13/09/2022, às 17h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eu Vos Saúdo, Maria (Foto: Reprodução)
Eu Vos Saúdo, Maria (Foto: Reprodução)

Eu Vos Saúdo, Maria(1985), um dos marcantes filmes de Jean-Luc Godard, teve sua exibição vetada no Brasil em 1986. A decisão partiu do então presidente José Sarney "para assegurar o direito de respeito à fé da maioria da população brasileira," conforme apontado pelo jornal O Globo. Mas qual a relação do longa-metragem com a igreja?

O filme imaginava a vida de Maria, mãe de Jesus, no século XX. A protagonista trabalhava em um posto de gasolina e namorava um homem chamado José, assim como na Bíblia. O enredo avança quando Gabriel, um desconhecido, afirma que Maria ficaria grávida.

+++ LEIA MAIS: Morre Jean-Luc Godard, diretor francês, aos 91 anos

Sarney utilizou resquícios da ditadura para proibir Eu Vos Saúdo, Maria - a legislação dos militares ainda estava vigente, como o lançamento ocorreu antes da promulgação da Constituição de 1988. 

Além do roteiro, considerado ofensivo pelo papa João Paulo II, produção conta com cenas de sexo, o que desagradou ainda mais os fiéis. Apesar do apoio dos católicos, a decisão foi controversa e desagradou até Fernando Lyra, ministro da Justiça. 

+++ LEIA MAIS: Anna Karina, símbolo da Nouvelle Vague, morre aos 79 anos

"Um absurdo que a Censura, declarada extinta pelo ministro da Justiça, tenha se manifestado mais uma vez contra uma obra que não tem apelo popular," declarou a cineasta Tizuka Yamazaki ao Globo.

Eu Vos Saúdo, Maria chegou ao Brasil em novembro de 1988 e foi assistido por pouco menos de 100 pessoas em salas do Rio de Janeiro. Confira o trailer: