Guardiões da Galáxia: Por que Chris Pratt quase não viveu Peter Quill?

Na época da escalação do elenco de Guardiões da Galáxia, Chris Pratt atuava na sitcom Parks and Recreation - e isso quase afetou o papel de Peter Quill

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 21/10/2021, às 13h03

None
Senhor das Estrelas (Foto: Reprodução/Instagram)

Assim como a imagem de Homem de Ferro está fortemente atrelada a Robert Downey Jr., é quase impossível imaginar outro ator na pele de Peter Quill, também conhecido como Senhor das Estrelas, no lugar de Chris Pratt. Porém, segundo informações do Slash Film, o personagem de Guardiões da Galáxia quase foi interpretado por outra pessoa.

Essa informação foi confirmada em The Story of Marvel Studios, livro de Aileen Erin lançado em outubro de 2021. Além de dar profundidade aos bastidores do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), a obra revelou alguns vislumbres do difícil processo de elenco para o próprio Pratt.

+++LEIA MAIS: Qual maior arrependimento de James Gunn em Guardiões da Galáxia?

No livro, é revelado como o casting de Chris Pratt aconteceu graças a diversas pessoas diferentes ao longo do processo. Erin, quem por acaso é casada com o produtor da MarvelJeremy Latcham, defendeu o ator para o papel, destacando as habilidades cômicas vistas em Parks and Recreation, sitcom criada por Greg Daniels, e a recente transformação física de Andy Dwyer para um soldado da marinha em A Hora Mais Escura (2012).

Outras pessoas impulsionavam Pratt e o cineasta James Gunn juntos, principalmente a diretora de elenco Sarah Finn e o empresário de do ator. O intérprete de Senhor das Estrelas negou a audição para o papel, o qual o definiria nas telonas várias vezes, e foi bastante franco sobre o motivo: as próprias inseguranças.

+++LEIA MAIS: Guardiões da Galáxia: Quando acontece o terceiro filme dos heróis da Marvel?

"Sinceramente, não sei por que não fiz o teste. Talvez porque estava com um pouco de medo da rejeição. Fiz o teste para filmes como aquele no passado e recebi nenhum retorno," revelou (via Slash Film). Como site explicou, não foi revelado o motivo de Gunn não gostar imediatamente de Pratt, mas quando Finn conseguiu reunir os dois em uma sala, foi uma contratação quase instantânea.

Quando o teste para Guardiões da Galáxia chegou, o ator relembrou como pesava por volta de 129 kg, outro motivo para ele duvidar se estava preparado para estrelar um filme de super-heróis. Porém, o diretor notou como Chris Pratt era a pessoa certa para o papel no momento da audição.

+++LEIA MAIS: Guardiões da Galáxia 3: Quem é Adam Warlock, personagem de Will Poulter no filme da Marvel?

"Juro por Deus, menos de vinte segundos depois dele ler, virei-me para Sarah e disse: 'Ele é o cara.' Eu sabia, ele era ótimo. Sabia como ele perderia peso. Mesmo que continuasse mais pesado, ainda seria o melhor Senhor das Estrelas. Tinha um charme, vulnerabilidade, humor e uma suavidade muito diferente dos outros personagens do MCU. Era muito diferente de outras estrelas de cinema dos dias atuais," explicou o cineasta.