Guillermo del Toro escreveu 20 roteiros nunca filmados: '16 anos de experiência'

Guillermo del Toro escreveu roteiros que nunca viraram filmes por mais de uma década

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 21/09/2021, às 17h36

None
Guillermo del Toro (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)

Guillermo del Toro é um dos grandes nomes da indústria cinematográfica, responsável por sucessos como Labirinto do Fauno (2006), A Colina Escarlate (2015) e A Forma da Água (2017). Apesar da longa filmografia, revelou pelas redes sociais que escreveu "cerca de 20 roteiros" os quais nunca foram filmados - mais de uma década de trabalho nunca utilizado. (via Indiewire)

"Pelas minhas contas, escrevi ou co-escrevi cerca de 33 roteiros. Dois ou três feitos por outros, 11 feitos por mim (Pinóquio está em progresso) então, cerca de 20 roteiros não filmados. Cada um precisou de 6 a 10 meses de trabalho, então, aproximadamente 16 anos se foram. Apenas experiência e melhoria de habilidade," escreveu no Twitter.

+++ LEIA MAIS: Guillermo del Toro é considerado o 'verdadeiro criador' de A Forma da Água; entenda

A lista de filmes não lançados de del Toro inclui títulos como, Convenção das Bruxas, Liga da Justiça Sombria, A Bela e A Fera, At the Mountains of Madness, Viagem Fantástica, O Conde de Monte Cristo, Mephisto’s Bridge, Círculo de Fogo 2, Projeto secreto (sem título), Supertitious, Nightmare Alley, Haunted Mansion, O Gigante Enterradot, The Coffin, Drood, List of 7 (co-escrito com Mark Frost) e O Vento nos Salgueiros.

Em alguns casos, o público nunca verá os roteiros se transformando em filmes, como Círculo de Fogo 2, que segundo del Toro se era muito diferente do que veio a ser Círculo de Fogo: A Revolta (2018). Em outros casos, o roteirista participou do longa, mas em função diferente - Convenção das Bruxas (2020) foi produzido por del Toro, mas com roteiro e direção de Robert Zemeckis.

+++ LEIA MAIS: David Harbour culpa os fãs de Guillermo del Toro pelo fracasso do reboot de Hellboy

Apesar desses roteiros nunca se materializarem, novos projetos de del Toro estão a caminho, como Nightmare Alley, que tem previsão de estreia para dezembro de 2021. Além disso, ele também está trabalhando em uma adaptação de Pinóquio para a Netflix.