Guillermo del Toro não usa armas de verdade em set: 'Não é necessário'

Guillermo del Toro, diretor de O Labirinto do Fauno, compartilhou sobre não usar armas reais nos sets de filmagens desde 2007

Redação Publicado em 21/01/2022, às 18h16

None
Guillermo del Toro (Foto: Theo Wargo / Getty Images)

Guillermo del Toro, diretor de O Labirinto do Fauno(2006), compartilhou ao The Hollywood Reporter sobre não usar armas reais nos sets de filmagens desde 2007. O cineasta é contra a iniciativa no cinema e, apesar de defender o abandono da prática, afirmou ser motivado a não usar o equipamento por questões técnicas.

Em conversa com Jane Campion (Ataque dos Cães), Pedro Almodóvar (Parallel Mother), Kenneth Branagh (Belfast), Asghar Farhadi (A Separação) e Reinaldo Marcus Green (King Richard: Criando Campeãs), del Toro compartilhou sobre abandonar o uso de armas reais nos sets “desde 2007 ou 2008.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Hollywood Reporter (@hollywoodreporter)

+++LEIA MAIS: Guillermo del Toro: 6 filmes icônicos do diretor; O Labirinto do Fauno, A Forma da Água e mais [LISTA]

“Começou com The Devil's Backbone, eles nos desautorizaram filmar em Segóvia, [na Espanha]. Fomos proibidos de atirar em uma floresta porque a ignição poderia iniciar um incêndio,” contou o ganhador do Oscar. Após ver o resultado do filme, Guillermo passou a questionar se o uso do equipamento era necessário.

O diretor continuou: “Toda a parafernália que vem com [as armas], você tem que colocar vidro Mylar na frente da câmera, todos devem deixar a equipe de filmagem, necessitam de proteção, tem um procedimento completo. E do ponto de vista prático, da segurança, não há razão para fazer isso.”

+++LEIA MAIS: Beco do Pesadelo: Tudo que sabemos sobre terror de del Toro - Estreia, trailer e mais [LISTA]

Após discutirem sobre o gerenciamento de grandes equipes, del Toro comentou sobre a relação do diretor com a segurança do elenco e da equipe: “Acidentes acontecem, tive eles nos meus sets. Se eles ocorrem devido a três, quatro fatores imprevisíveis, é um cenário. Mas se acontecem por uma ou duas condições que poderiam ser evitadas, isso pesa muito.”

O uso de armas nos sets de filmagens tem sido muito debatido em Hollywood nos últimos meses, após a trágica morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, no set de Rust, em outubro de 2021. O ocorrido motivou diversos atores e diretores de primeira linha a se comprometeram a parar de trabalhar em filmes com usam o recurso.

+++LEIA MAIS: Petição pede fim de armas em sets após acidente fatal em filme com Alec Baldwin; entenda


Morte de Halyna Hutchins no set de Rust

Uma tragédia no set do filme Rust chamou a atenção do mundo, em 22 de outubro de 2021. Durante as filmagens, o ator Alec Baldwin disparou acidentalmente uma arma cenográfica e matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, além de ferir o cineasta Joel Souza.

Ao comentar sobre no Twitter, Alec compartilhou: "Não há palavras para transmitir meu choque e tristeza sobre o trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, uma esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada." Investigações sobre a tragédia ainda estão em andamento.