Harry Potter: 5 momentos incríveis que mereciam mais atenção: do trasgo ao presente de Lílian [LISTA]

Com diversos momentos incríveis na saga Harry Potter, esses são alguns dos mais profundos - e, frequentemente, esquecidos pelos fãs

Beatriz Bim (sob supervisão Yolanda Reis) Publicado em 13/09/2021, às 16h59 - Atualizado às 17h00

None
Cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal (Foto: Reprodução via IMDb)

Em uma sombria noite na Rua dos Alfeneiros, uma gata tranforma-se em bruxa. Momentos após, um barbudo feiticeiro aparece, seguido por um gentil gigante carregando um bebê com cicatriz de raio na testa. Os três deixam, então, a criança, com uma cesta e uma carta, na porta da casa número 4. Essa pode ser a maneira da saga Harry Potter iniciar, mas a história desenvolvida posteriormente é muito mais profunda.

Entre partidas de quadribol, dementadores, batalhas bruxas e fascinantes feitiços é inevitável esquecer sutis episódios a respeito dos personagens e profundas reflexões sobre o universo de Hogwarts.  A história do menino que sobreviveu reflete a verdadeira magia justamente nesses detalhes. Por isso, a Rolling Stone Brasil listou cinco dos diversos momentos incríveis da franquia Harry Potter que mereciam mais atenção.

+++LEIA MAIS: Os 5 melhores filmes de Harry Potter: Prisioneiro de Azkaban, Relíquias da Morte e mais [LISTA]

5 - O Trasgo na Masmorra

O primeiro ser assustador enfrentado por Harry, Rony e Hermione é o Trasgo d'A Pedra Filosofal. A luta é rapidamente esquecida - camuflada pela desconfiança de Harry em Snape, e pela discussão do grupo se o professor é ou não o vilão. Na cena, Harry e Rony salvam Hermione e a jovem bruxa assume a culpa de procurar a criatura para os professores, protegendo os garotos.

No entanto, muitos ignoram o fato desse ser a ocasião inaugural do vínculo do grupo, essencial para as diversas batalhas futuras. Aqui, Harry e Rony simpatizam com Hermione, quem prova não ser uma espertalhona insuportável, e o comportamento implicante de Rony com a garota passa a ter características mais amigáveis. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Harry Potter Film (@harrypotterfilm)

 

+++LEIA MAIS: Por que Ian McKellen desistiu de interpretar Dumbledore em Harry Potter?

4 - Dumbledore chama Hogwarts de casa

Quando Harry retorna do Labirinto Tribruxo com o corpo de Cedrico, desesperado, demonstra dificuldade em desapegar do cadáver do amigo. Dumbledore tranquiliza Harry, dizendo-lhe: "Você está em casa agora.” Com o turbilhão de emoções após o retorno de Voldemort e a morte de Cedrico no final de O Cálice de Fogo, esquecer esse pequeno detalhe não é difícil.

A cena transparece a profunda empatia de Dumbledore com Harry. Considerando a revelação do diretor esperar a morte de Harry, o detalhe colore a narrativa singularmente, provando como a relação dos dois não era apenas manipulação. Além disso, o momento também destaca a maneira na qual Harry enxerga Hogwarts como seu lar.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Wizarding World (@wizardingworld)

 

+++LEIA MAIS: Por que Neville e Luna não terminaram juntos em Harry Potter? Evanna Lynch explica

3 - Presente de Lílian para Slughorn

Durante a trama, Horácio Slughorn se apresenta como um personagem lindamente complicado - transitando entre herói e vilão, o professor é um dos mais subestimados de Hogwarts; consequentemente, os melhores momentos dele são ignorados. Em Enigma do Príncipe, Slughorn relembra quando Lílian, mãe de Harry e uma das alunas favoritas, deu-lhe uma pétala mágica. Esta se transformou num peixe, mas desapareceu no dia da morte dela.

A emoção de Slughorn ao contar a história a Harry demonstra como Lílian não era uma de suas alunas favoritas por suas conexões ou fama, mas por realmente valorizá-la. A cena acrescenta ao personagem, de quem muitos desconfiam, profundidade admirável. A respeito de Lílian, descobrimos ser uma bruxa talentosa e hábil, além de extremamente bondosa.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Wizarding World (@wizardingworld)

 

+++LEIA MAIS: Qual é o grau de parentesco de Harry Potter e Voldemort? J.K. Rowling explica

2 - Sirius chamando Harry de James

Enquanto batalham com Comensais da Morte no Ministério da Magia, Sirius e Harry lutam lado a lado - num momento intenso antes de morrer, Sirius acidentalmente chama Harry de James - melhor amigo dele. Na intensidade do confronto, é perceptível como Sirius confunde Harry com o pai. A cena acaba sendo comovente para ambos.

No entanto, as camadas desse detalhe nem sempre são apreciadas. Sirius não apenas confunde James e Harry pelas semelhanças físicas, mas como forma de negação, além de revelar os danos da prisão em Azkaban. Nos filmes, essas características costumam ser encobertas, mas o sutil detalhe trouxe esse passado obscuro à tona. Harry enxerga Sirius como figura paterna perfeita, mas, nesse instante, está claro quem é Sirius: um jovem sofrendo pelos fantasmas do passado e tentando recuperar o amigo mortopor meio do Harry. É complexo, comovente e muito bem construído.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Wizarding World (@wizardingworld)

 

+++LEIA MAIS: Além de Harry Potter: As 5 melhores produções de Rupert Grint [LISTA]

1 - Hagrid carregando Harry de volta a Hogwarts

O momento no qual Hagrid carrega Harry, morto por Voldemort, de volta ao castelo é um dos mais importantes. Porém, muitas vezes acaba ofuscada por outros brigas intensas em As Relíquias da Morte - Parte 2. Na sequência, Neville enfrenta o vilão, há uma aparição de Dumbledore, e vemos a Batalha de Hogwarts de desenrolar - acabamos esquecendo a cena.

No entanto, o momento é essencial para fechar o ciclo da narrativa. A maneira perfeita de encerrar o conflito entre Harry e Voldemort e construir um belo paralelo entre o início e o final da história do menino que sobreviveu.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Wizarding World (@wizardingworld)