Harry Potter: Políticos israelenses acusam Emma Watson de antissemitismo; entenda

Após publicação pró-Palestina no Instagram, Emma Watson é acusada de antissemitismo por políticos israelenses

Redação Publicado em 07/01/2022, às 13h59

None
Emma Watson (Foto: Dia Dipasupil / Getty Images)

Emma Watson (Adoráveis Mulheres), intérprete de Hermione Granger em Harry Potter, é acusada de antissemitismo por políticos israelenses. A repercussão ocorreu após a atriz compartilhar no Instagram, nesta segunda, 3, um post sobre protesto pró-Palestina.

Watson, Embaixadora da Boa-Vontade da ONU Mulheres e engajada em debatas sociais e políticos, publicou uma montagem do coletivo de arte política Bad Activist. Nela, a frase “Solidarity is a verb” (“Solidariedade é um verbo”) sobrepõe a imagem de uma manifestação em Palestina.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Emma Watson (@emmawatson)

+++LEIA MAIS: Emma Watson brinca com erro de edição em especial de Harry Potter: 'Não era tão fofa'

A atriz compartilhou na legenda do post um texto da ativista feminista Sara Ahmed sobre o tema: “Solidariedade não pressupõe que nossas lutas sejam as mesmas, que nossa dor seja a mesma, que nossas esperanças sejam por um só futuro. [...]”

O posicionamento da estrela de Harry Potter repercutiu nas redes sociais, e alguns políticos israelenses se manifestaram sobre a atitude da atriz. Danny Danon, ex-Ministro das Ciências de Israel, tuitou: “Menos 10 pontos para a Grifinória por ser antissemita, Emma Watson.”

+++LEIA MAIS: Harry Potter: Astros não conseguiam sair de personagens ao fim da saga; entenda

Os comentários de Danon foram criticados pela advogada e política britânica Baronesa Sayeeda Warsi, quem escreveu: “Mostrar solidariedade com os palestinos não é anti-semitismo. [...]”

O atual embaixador israelense na ONU, Gilad Erdan, também respondeu negativamente à postagem de Watson. O político compartilhou no Twitter: “A ficção pode funcionar em Harry Potter, mas não funciona na realidade. [...]”

+++LEIA MAIS: Harry Potter: Emma Watson tinha crush em Tom Felton durante filmagens; entenda

Watson não foi a primeira da franquia Harry Potter a ser acusada de antissemitismo. J.K. Rowling, autora da saga, foi criticada anteriormente pelo apresentador e comediante Jon Stewart por caracterizar os duendes do banco de Gringotes semelhante ao retrato dos judeus no livro The Protocols of Elder Zion (1903).


Harry Potter - Return to Hogwarts

Harry Potter está de volta! A Pedra Filosofal(2001), primeiro filme da franquia completou 20 anos em novembro de 2021. Para comemorar a ocasião, o streamingHBO Max anunciou um especial chamado Harry Potter: Return to Hogwarts, com o retorno de Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint. Confira o trailer: