Harry Potter: Por que Alan Rickman quase recusou papel de Snape?

Diretor Christopher Columbus e a autora J.K. Rowling precisaram se esforçar para convencer Alan Rickman a aceitar o papel em Harry Potter

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 16/11/2021, às 18h14

None
Alan Rickman como Severo Snape (foto: reprodução Warner)

Apesar de ser difícil de imaginar outra pessoa no papel, Alan Rickman quase não interpretou o professor Snape em Harry Potter. Diretor dos dois primeiros filmes da franquia, Christopher Columbus revelou em entrevista ao AV Club que Rickman estava relutante em aceitar o papel após participar de Duro de Matar (1988). (via CinemaBlend)

“Lembro-me de que [o produtor] David Heyman e eu tivemos que fazer jantares com atores britânicos por algum tempo. Saímos para jantar com Richard Harris para convencê-lo e Maggie Smith para convencê-la. Alan Rickman foi o mesmo, e ele estava relutante porque não queria ser rotulado como um vilão, especialmente após Duro de Matar, e eu acho que Robin Hood[Príncipe dos Ladrões].”

+++ LEIA MAIS: Harry Potter: Filmes da saga serão exibidos novamente no cinema; saiba mais

Nem todos os atores lidam bem com a ideia de interpretar vilões no cinema e, apesar de Snape ter um grande arco de desenvolvimento ao longo dos filmes, foi necessário um esforço do diretor e da autora dos livros para que Rickman se convencesse a fazer parte da franquia.

“Nós o convencemos a fazer isso, e então J.K. Rowling o levou para jantar e disse algo sobre o que iria acontecer com Snape ao longo da série e no sétimo livro,” revelou Columbus. O fato de Rickman saber o destino do personagem o influenciou não apenas a aceitar o papel, mas também na própria performance nos filmes.

+++ LEIA MAIS: Harry Potter: Chris Columbus quer dirigir A Criança Amaldiçoada nos cinemas

“Então, quando estávamos no set, ele tinha esses pequenos comportamentos durante sua performance, e eu não conseguia descobrir de onde vinha,” disse o diretor. “Andava até ele depois e dizia: ‘O que foi isso?’ Ele dizia: ‘Oh, você saberá quando ler o sétimo livro.’ Era como, ‘bem, sim, mas isso não me ajuda agora. Estou dirigindo o primeiro filme.’ Assim que li o sétimo livro, porém, pensei,’oh, isso foi brilhante, a escolha dele.’”

20 anos de Harry Potter

Em 2021, Harry Potter e a Pedra Filosofal completa 20 anos de lançamento e o trio de protagonistas Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint se reunirá para um especial da HBO Max. Intitulado Harry Potter 20 anos: De Volta a Hogwarts, o filme também contará com Tom Felton e o diretor Christopher Columbus. A produção chega ao streaming em 1º de janeiro de 2022.

+++ LEIA MAIS: Harry Potter: Chris Columbus revela como foi trabalhar com Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint