Harry Potter: Por que franquia faz tanto sucesso?

Lançada nos cinemas há 20 anos, a franquia Harry Potter ganhou uma legião de apoiadores - e até hoje faz um sucesso absoluto ao redor do mundo

Camilla Millan Publicado em 21/11/2021, às 17h00 - Atualizado em 22/11/2021, às 09h00

None
Daniel Radcliffe em Harry Potter (Foto: Reprodução)

Prestes a lançar um especial em comemoração aos 20 anos da estreia nos cinemas, Harry Potter é um sucesso mundial. Desde a estreia de A Pedra Filosofal, em 2001, a franquia cinematográfica ficou eternizada no imaginário popular - e é difícil quem assista ao filme e não fique com vontade de viver no universo mágico retratado na história.

Adaptação dos livros da controversa (e criticada) J. K. Rowling, os oito filmes da franquia dialogam elementos fantasiosos com potentes personagens. A trama narra a história, principalmente, de Harry Potter, garoto órfão que descobre ser bruxo e engata em um combate épico com o antagonista Lord Voldemort, com quem compartilha uma conexão acidental e avassaladora.

+++LEIA MAIS: Harry Potter pode ganhar remake? Diretor responde

Responsável pelo sucesso meteórico de Daniel Radcliffe,Emma Watson, Rupert Grint, Tom Felton e outros astros, Harry Potter conquistou o público quase imediatamente. De crianças a adultos: não há distinção de faixa-etária para os admiradores da saga.

Apesar de o sucesso da produção ter sido abalado pelas falas transfóbicas da autora J. K. Rowling, os admiradores de Harry Potter continuam a formar uma legião potente. No entanto, qual é o segredo por trás da popularidade da franquia? A Rolling Stone Brasil tenta responder à pergunta:

+++LEIA MAIS: Harry Potter: Filmes da saga serão exibidos novamente no cinema; saiba mais

Todos podem fantasiar

Harry Potter estreou para mostrar um mundo mágico atraente para crianças, adolescentes e adultos. A saga mostra que, independente da idade, é possível sonhar e, inclusive, ser atraído por histórias de bruxos, feitiços, varinhas mágicas e seres poderosos.

As cenas instigantes das produções, assim como efeitos especiais e divertidas perspectivas, atiçam a curiosidade do público. Dessa forma, aflora-se um universo imaginário em espectadores das mais diversas idades e características.

+++ LEIA MAIS: Harry Potter: Robin Williams quase participou de filme, mas não conseguiu por motivo peculiar

Não à toa, os jovens que cresceram com os lançamentos de Harry Potter continuam a ser atraídos pelos elementos mágicos da produção. Sapos de chocolates que pulam por aí, vassouras voadoras, capas da invisibilidade e varinhas poderosas: é um mundo que, definitivamente, qualquer um gostaria de viver.

Ensinamentos e críticas

Harry Potter pode muito bem ser uma história sobre bruxos adolescentes, romances e uma luta do bem contra o mal — no entanto, a narrativa traz importantes ensinamentos, além de uma camada profunda de críticas sociais e políticas.

+++ LEIA MAIS: Harry Potter: Os 4 filmes mais assustadores da franquia - Cálice de Fogo, Prisioneiro de Azkaban e mais [LISTA]

Comparar Lord Voldemort a um líder autoritário e fascista não é apenas um costume de quem analisa Harry Potter, mas uma analogia perspicaz. Afinal, os personagens da franquia podem ser interpretados em diversas camadas — e uma delas, é o desejo do vilão dizimar todos os “impuros” para evidenciar a “raça superior” de bruxos. Qualquer semelhança com o ditador Aldolf Hitler não é apenas coincidência.

Ao dialogar tramas juvenis com possíveis interpretações de profundidade, Harry Potter desloca-se da história adolescente para uma importante crítica social e histórica. Tais reflexões tornam a narrativa ainda mais interessante para diversos espectadores que, ao longo dos anos, mudaram a perspectiva.

+++ LEIA MAIS: Harry Potter: 5 vezes que Dumbledore foi o bruxo mais irresponsável do mundo mágico [LISTA]

Crescimento dos personagens

Os atores principais de Harry Potter iniciaram na franquia com idade entre 11 e 13, e cresceram ao longo das produções, como todo o espectador dos filmes. Esse envelhecimento das duas frentes gera uma identificação que responde a grande parte da admiração pela história até a atualidade.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Harry Potter Film (@harrypotterfilm)

Quem cresceu assistindo Harry Potter viu os astros amadurecendo e as temáticas dos filmes evoluírem, assim como relações amorosas e os impasses na vida dos protagonistas. Em um diálogo com os espectadores, a franquia conseguiu criar uma conexão entre fãs e personagens — algo que, mesmo 20 anos depois, continua praticamente inabalável para muitos.

+++LEIA MAIS: Harry Potter: 6 coisas sobre a história de Hogwarts que não fazem sentido [LISTA]

Construção cinematográfica

As histórias adaptadas dos livros de J. K. Rowling são, de fato, um sucesso mundial — mas grande parte do sucesso de Harry Potter se deve à construção cinematográfica da trama. O diálogo entre filmagens, trilha sonoras e efeitos especiais formam um universo deliciosamente mágico e atraente.

A junção de diversos elementos foi responsável por construir um universo lúdico admirado por diversas gerações. Não à toa, o parque da Universal, em Orlando, recriou os ambientes da franquia com cenários característicos e a atmosfera do mundo bruxo que é tão admirada pelos espectadores.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Harry Potter Film (@harrypotterfilm)

 

+++LEIA MAIS: 5 erros do Chapéu Seletor em Harry Potter [LISTA]