Harry Potter: Por que J.K. Rowling não está em especial de 20 anos da franquia?

A Warner Bros. anunciou uma reunião comemorativa de Harry Potter e a Pedra Filosofal - mas não citou o nome de Rowling entre os convidados

Redação Publicado em 17/11/2021, às 17h10 - Atualizado em 20/11/2021, às 10h30

None
J.K. Rowling (Foto: John Phillips / Getty Images)

A Warner Bros. Pictures anunciou na última terça, 16, um especial de 20 anos de Harry Potter e a Pedra Filosofal(2001), intitulado Harry Potter 20 anos: De Volta a Hogwarts. E um detalhe do anúncio chamou a atenção dos fãs: a escritora J.K. Rowling não foi confirmada na reunião.

O diretor Chris Columbus e inúmeros nomes do elenco — como Daniel Radcliffe (Harry Potter), Emma Watson (Hermione Granger) e Rupert Grint (Ron Weasley), Helena BonhamCarter (Bellatrix Lestrange), Robbie Coltrane (Hagrid), Ralph Fiennes (Voldemort), Gary Oldman (Sirius Black) e mais - foram confirmados como convidados.

+++ LEIA MAIS: Harry Potter: Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint se reúnem em especial de 20 anos da franquia

O teaser afirma que "muitos outros" também participarão da produção, observação que poderia incluir Rowling. Porém, a possibilidade parece pouco viável, afinal, o nome da autora deveria estar entre os grandes destaques da reunião.

De acordo com o Comic Book, o motivo para a ausência de Rowling não foi reveleado, assim como a autora não se manifestou sobre o especial nas redes sociais dela. Mesmo assim, não é difícil adivinhar por que a escritora não está na reunião.

+++ LEIA MAIS: Harry Potter - Return to Hogwarts: Estreia, trailer, elenco e tudo que sabemos sobre especial de 20 anos na HBO [LISTA]

Desde 2019, Rowling é acusada de transfobia por muitos fãs da saga. A escritora defendeu Maya Forstater, pesquisadora demitida após se manifestar contra uma lei britânica a favor da flexibilização de cirurgias de transição de gênero, e criticou o termo "pessoas que menstruam" nas redes sociais.

Desde então, os fãs tentam separar a artista da arte. Até mesmo Radcliffe, Watson, Grint e Bonnie Wright se manifestaram a favor da comunidade trans. Em 2020, a Rolling Stone Brasil se questionou sobre a possibilidade de Rowling estragar Harry Potter, mas, agora, vemos que a saga continua sendo amada pelo público e os atores envolvidos, apesar dos posicionamentos da autora.

+++ LEIA MAIS: Do que fala Sangue Revolto, novo livro de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling?

Harry Potter: Return to Hogwarts

O especial Harry Potter: Return to Hogwarts chega ao serviço de streamingHBO Max no dia primeiro de janeiro de 2022. No Brasil, a produção não foi divulgada oficialmente e, então, não ganhou previsão de lançamento.