Harry Potter: ‘Túmulo’ de Dobby vira problema em praia britânica; entenda

Fãs de Harry Potter criaram ‘túmulo’ para Dobby em praia no País de Gales

Redação Publicado em 07/05/2022, às 12h00

None
Dobby em Harry Potter e Câmara Secreta (Foto: Reprodução / IMDb)

Dobby é um dos personagens mais queridos da franquia Harry Potter e ganhou uma homenagem na praia Freshwater West, em Pembrokeshire, no País de Gales. Fãs criaram um “túmulo” para o elfo doméstico no lugar onde a cena de morte dele foi filmada em Harry Potter e as Relíquias da Morte (2010).

No entanto, o que era apenas uma pedra logo se transformou em um grande cenário, com mais pedras e até meias, pois na saga os elfos domésticos são libertados quando ganham uma roupa dos donos. No caso de Dobby, ele se libertou quando Harry enganou Lúcio Malfoy e deu uma meia a ele.

+++ LEIA MAIS: Harry Potter: Daniel Radcliffe ainda manda mensagens para Helena Bonham Carter após reunião do elenco

Por conta da grande repercussão da homenagem, uma enquete feita pela National Trust, Fundação Nacional para Locais de Interesse Histórico ou Beleza Natural do Reino Unido, perguntou à população se o túmulo deve permanecer na praia ou ser realocado para um “lugar adequado de acesso público, fora do recinto.” (via UOL)

Fã de Harry Pottere moradora de Neath, Victoria MacLean conversou com a BBC sobre a importância do local para os fãs da franquia e que deveria haver um consenso sobre o que manter no túmulo. “Deixar uma meia nova é lindo, mas depois de um tempo essa meia provavelmente fica coberta de todo tipo de coisa. Quanto às pedrinhas, algumas pessoas se esforçaram para pintar algumas delas, apenas para homenagear um de seus personagens favoritos, e isso é muito bonito.”

+++ LEIA MAIS: J.K. Rowling zomba de publicação em prol da comunidade LGBTQ+; entenda

Para ela, mesmo que as autoridades removam o túmulo, os fãs encontrariam outro lugar para colocá-lo. Segundo a National Trust, a praia de Freshwater West está recebendo cada vez mais visitas e é necessária uma infraestrutura para receber melhor o público – isso incluí repensar a questão da homenagem a Dobby.

“Um estudo está em andamento para nos ajudar a entender melhor as questões e considerar opções para um futuro sustentável para Freshwater West, que inclui o túmulo de Dobby. Uma das opções que analisamos na pesquisa é transferir o monumento para um local adequado e acessível ao público,” afirmaram.

+++ LEIA MAIS: Animais Fantásticos é ‘franquia mais problemática do mundo’; entenda polêmicas com Johnny Depp, JK Rowling e Ezra Miller

A enquete para decidir o futuro do túmulo de Dobby está aberta até 31 de maio.