HQ de Matrix? Franquia icônica de Keanu Reeves seria história em quadrinhos

Inicialmente, a história de Matrix não seria estrelada por Keanu Reeves ou lançada nos cinemas - a narrativa seria publicada em HQ

Redação Publicado em 01/08/2021, às 12h00

None
Keanu Reeves como Neo (Foto: Reprodução/Warner)

O primeiro filme da franquia Matrix, estrelado por Keanu Reeves, estreou há mais de 20 anos, em 1999. A produção dirigida por Lilly e Lana Wachowski se tornou um ícone da ficção científica nos cinemas — mas originalmente, a história seria divulgada como HQ.

Aclamado pela crítica e público, Matrix poderia não ser conhecido mundialmente, ou até não ter estreado nas telonas. Conforme divulgado pelo Cheatsheet, as diretoras Lilly e Lana Wachowski originalmente conceberam a história como uma história em quadrinhos de 600 páginas.

+++LEIA MAIS: Por que Fox 'puniu' Keanu Reeves com 'jejum' de 15 anos sem trabalho?

A vontade de publicar a complexa narrativa de Matrix nos quadrinhos era tanta que, segundo o The New York Times, as diretoras contrataram dois artistas de HQs muito experientes. Os profissionais, inclusive, teriam trabalhado em histórias do Homem-Aranha.

Apesar do desejo inicial, Lilly e Lana Wachowski decidiram que a história seria melhor contada no formato de longa-metragem para explorar todo o potencial de Matrix. A escolha, de fato, foi certeira.

+++LEIA MAIS: Keanu Reeves doou US$ 40 milhões do salário para agradecer equipe de produção de Matrix

Sucesso de Matrix

O lançamento do filme distópico se tornou um marco na história da indústria cinematográfica. Com a quarta bilheteria mundial de 1999, a produção arrecadou mais de US$ 463 milhões, recebendo críticas muito positivas.

Além disso, a produção venceu quatro categorias do Oscar (todas as que a produção foi indicada): Melhor Montagem, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais. O sucesso foi tanto que duas outras sequências foram lançadas — e um 4º filme está a caminho.

+++LEIA MAIS: Laurence Fishburne lamenta não estar em Matrix 4: 'Não tenho resposta para isso'


+++ 15 ANOS DE GISELE BÜNDCHEN NA CAPA DA ROLLING STONE BRASIL | ENTREVISTA