Idris Elba pensou que levou tiro ‘real’ durante filmagens com Denzel Washington, diz Ridley Scott

Durante filmagens de O Gângster, Idris Elba pensou que foi atingido por uma bala ‘real’ no set — e ficou desesperado

Redação Publicado em 25/11/2021, às 16h06 - Atualizado às 16h10

None
Idris Elba em cena de O Gângster (Foto: Reprodução)

Desde o incidente que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins no set de Rust, o uso de armas em sets de filmagens é uma discussão recorrente na indústria cinematográfica. Diante desse debate, o diretor Ridley Scott lembrou quando Idris Elba pensou que foi atingido por uma bala “real” durante as filmagens de O Gângster (2007).

Em entrevista ao Daily Mail (via Revista Monet), o cineasta explicou que a confusão aconteceu na cena em que Tango, personagem de Idris Elba, é alvejado na testa por Frank (Denzel Washington). Scott detalhou a filmagem durante conversa:

+++LEIA MAIS: Vingança e Castigo: Trailer, sinopse e tudo o que sabemos sobre filme da Netflix com Idris Elba [LISTA]

“[Frank está] no café e diz: 'Apenas fiquem aqui'. Ele sai e todos os seus irmãos estão olhando. Ele desce a rua e Idris Elba está lá dizendo: 'Ei, o que você vai fazer? Atirar em mim, Frank? Vá em frente, atire em mim, Frank; atire na frente de todas essas pessoas'. Então ele simplesmente atira nele no local," explicou.

Para a cena, Ridley Scott deu uma instrução específica: após Denzel Washington apontar a arma, Elba deveria apoiar a cabeça nela: “Aquela era uma arma com um cano sólido; não há abertura. Eu nunca arriscaria isso. Mas, quando você puxa o gatilho, há um 'coice.'"

+++LEIA MAIS: Petição pede fim de armas em sets após acidente fatal em filme com Alec Baldwin; entenda

Ao filmarem, esse coice feito pela arma assustou Idris, que pensou ter sido atingido por uma bala:  "[Washington] puxou o gatilho e disparou. Idris pensou que tinha levado um tiro, caiu na calçada e disse: 'Eu levei um tiro!'"

Paul Biddiss, especialista em armas, afirmou que Scott leva a sério a segurança no set de filmagens, e explicou como funciona a arma utilizada em O Gângster (via Revista Monet): “Um cano sólido é um cano completamente preenchido pelo qual nenhuma bala seria capaz de passar. Então aquela era uma arma totalmente desativada e inutilizável no que diz respeito a disparar qualquer coisa."

+++LEIA MAIS: Família de Brandon Lee se pronuncia após Alec Baldwin matar diretora Halyna Hutchins acidentalmente durante filmagens

Alec Baldwin comenta acidente em Rust

Em outubro, o ator Alec Baldwin matou acidentalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, enquanto filmava com uma arma cenográfica no set de Rust. Após a tragédia, o astro Alec Baldwin usou as redes sociais para lamentar o ocorrido e homenagear a diretora de fotografia:

Não há palavras para transmitir meu choque e tristeza sobre o trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, uma esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada.