Irmã de Brandon Lee, Sharon exige mais segurança para armas em sets: ‘Transformou atores em agentes da morte’

Após o acidente fatal no set de Rust, Sharon relembrou tragédia com o irmão Brandon Lee, ator morto com um tiro nas filmagens de O Corvo

Redação Publicado em 05/11/2021, às 09h42

None
Brandon Lee em cena de O Corvo (Foto: Reprodução)

Brandon Lee foi morto em 1994, após levar um tiro no set de O Corvo. Após 28 anos, uma situação semelhante causou a morte acidental da diretora de fotografia Halyna Hutchins no filme Rust - e a irmã de Lee, Sharon, exigiu publicamente que a indústria cinematográfica estabeleça mais medidas de segurança para armas durante filmagens.

Além de exigir treinamento obrigatório de segurança em relação às armas, Sharon Lee pediu para a indústria reduzir a quantidade de armamentos reais utilizados nos sets de filmagens de filmes e séries. Vale lembrar que, em diversas produções, armas verdadeiras são usadas pelos atores, mas as munições são substituídas por balas de festim.

+++LEIA MAIS: Noiva de Brandon Lee, Eliza Hutton fala sobre morte do ator pela primeira vez em 28 anos: 'Fiquei abalada pelo choque'

Em um artigo escrito à Variety (via NME), Sharon Lee descreveu as medidas necessárias para oferecer segurança nos sets, além de citar o acidente envolvendo o ato Alec Bladwin nas filmagens de Rust:

Vinte e oito anos depois de perder meu irmão, Brandon Lee, para uma situação muito semelhante — uma que permitiu balas reais em um set de filmagem e que transformou os atores em agentes da morte — estou finalmente em um espaço mental e emocional sólido o suficiente para levante minha voz.

No artigo, Sharon Lee fez alguns questionamentos a respeito de possíveis medidas de segurança nas filmagens: “Podemos exigir que os atores recebam treinamento obrigatório em segurança de armas antes de manusear uma arma em um set de filmagem, para poderem ter alguma soberania sobre sua segurança e a segurança daqueles para quem estão apontando uma arma de fogo?”

+++ LEIA MAIS: Alec Baldwin: Filha do ator tem recebido ameaças e mensagens de ódio

“Podemos pensar em deixar de usar armas de fogo reais nos sets, tanto quanto possível? E poderíamos pensar nessa mudança como inovação em vez de punição?,” continuou Lee. Em seguida, ela afirmou: “Absolutamente ninguém quer os direitos de remake desta tragédia.”

Acidente com Alec Baldwin em Rust

No set do filme Rust, o ator Alec Baldwin apontava uma arma para câmera quando disparou e atingiu Halyna Hutchins e o diretor Joel Souza. A hipótese por trás do acidente é a de que munição da arma não foi devidamente checada pelos profissionais responsáveis, mas a investigação policial ainda está em andamento.

Após o acidente fatal, o astro Alec Baldwin usou as redes sociais para lamentar o ocorrido e homenagear a diretora de fotografia: "Não há palavras para transmitir meu choque e tristeza sobre o trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, uma esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada."

+++ LEIA MAIS: Nicolas Cage já se irritou com armeira que deu revólver para Alec Baldwin

No último sábado, 30, o site TMZ compartilhou um vídeo de Baldwin, no qual o ator relembra a relação com a diretora e fala que não pode dar detalhes sobre a investigação porque ela ainda está em andamento: