James Bond: as músicas-tema dos filmes do 007 - Billie Eilish, Adele e mais

Segundo Cyril Roux, editor da casa de vinil Diggers Factory, músicas-tema são responsáveis por boa parte do impacto cultural da franquia

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 01/10/2021, às 09h09

None
Roger Moore, Sean Connery e Daniel Craig como James Bond (Foto: Montagem)

Não é só de atuações icônicas que se vive um James Bond. Além de ter essa marca, os filmes do personagem contam com um forte elemento: as músicas-tema. Nomes como Billie Eilish, Adele, Shirley Bassey, George Martin e Paul McCartney fizeram canções para os longas da franquia.

Billie Eilish é a responsável pela canção do mais recente lançamento da franquia: 007 - Sem Tempo para Morrer (2021), o qual estreou na última quinta, 30, nos cinemas brasileiros. Veja, abaixo, os responsáveis pelas músicas-tema dos filmes de um dos espiões mais icônicos do cinema, segundo informações do Estadão:

+++LEIA MAIS: 007 - Sem Tempo Para Morrer: Por que Daniel Craig inicialmente não aprovou música de Billie Eilish?


John Barry

Como Cyril Roux, editor da casa de vinil Diggers Factory, apontou, a franquia não teria atingindo o sucesso de hoje se não fosse a música. O primeiro tema surgiu com 007 contra o Satânico Dr. No (1962), feito por John Barry, quem venceu cinco vezes o Oscar por trilhas sonoras de produções como Dança com Lobos (1990) e O Leão no Inverno (1968).

No entanto, segundo Estadão, o esboço original era de Monty Norman, mas produtores de 007 contra o Satânico Dr. No pediram para Barry incrementar o trabalho do colega de profissão. A música-tema icônica não possui vocais. Ao todo, John Barry trabalhou em 12 filmes da franquia.

+++LEIA MAIS: 007: Qual conselho Daniel Craig recebeu de Pierce Brosnan para papel de James Bond?


Shirley Bassey

A primeira pessoa a cantar música-tema de algum filme do James Bond, Shirley Bassey teve a carreira impulsionada pelo trabalho em 007 Contra Goldfinger (1964). Intitulada "Goldfinger," a canção atingiu o topo da parada de vendas. A estrela foi a única que marcou participações em três longas da franquia. Também cantou em 007 - Os Diamantes São Eternos (1971) e 007 Contra o Foguete da Morte (1979).


George Martin e Paul McCartney

George Martin, produtor icônico dos Beatles, e Paul McCartney substituíram John Barry no filme Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973), estrelado por Roger Moore. Além disso, Wings, banda de McCartney, também assinou a música-tema intitulada "Live And Let Die." A canção também ficou famosa em regravação dos Guns N'Roses.

+++LEIA MAIS: 007: Daniel Craig não quer Hugh Jackman como James Bond: ‘Só por cima do meu cadáver’


Adele

Em 2012, foi a vez de Adele se destacar com a música-tema. A cantora foi uma das responsáveis pela canção-título de 007 - Operação Skyfall. No ano seguinte, a cantora venceu o Oscar de Melhor Canção Original. "Foi um choque," afirmou Cyril Roux. "Sou fã de Daniel Craig, quem tem aquele lado animal de Sean Connery, e essa música combina perfeitamente com ele."


Billie Eilish

Lançada em 2020, "No Time To Die," música tema de 007 - Sem Tempo para Morrer, é cantada por Billie Eilish. Vale notar como Shirley Bassey apoiou a cantora e explicou como "ela fez um bom trabalho."

+++LEIA MAIS: 007: Daniel Craig achou que teste para James Bond era piada; entenda