James Cameron pode não dirigir Avatar 4 e 5: 'Quero passar o bastão'

Diretor explicou como comandar a franquia Avatar consome muito do tempo dele - e quer focar em outros projetos interessantes

Redação Publicado em 05/07/2022, às 08h50

None
James Cameron (Foto: C Flanigan / Getty Images) │ Avatar (Foto: Reprodução)

O icônico diretor James Cameron revelou como pode não dirigir Avatar 4 e 5. Desde o lançamento do filme original em 2009, a franquia não teve outro lançamento, mas a sequência, intitulada Avatar: O Caminho da Água, deve enfim chegar aos cinemas brasileiros no dia 15 de dezembro de 2022

Vale lembrar como o terceiro filme, também dirigido por Cameron, foi filmado logo após O Caminho da Água, e o lançamento está programado para 2024. Enquanto isso, Avatar 4 e 5 ainda não entraram em produção, embora possam não ser comandadas pelo diretor original - e ele justificou essa possível decisão.

+++LEIA MAIS: Avatar 2: Teaser, título e tudo que sabemos sobre sequência de James Cameron [LISTA]

"Os filmes Avatar em si consomem tudo. Eu tenho algumas outras coisas com as quais desenvolvo e também são bastante empolgantes," afirmou o cineasta em entrevista à Empire. "Com o tempo – não sei se depois do filme três quatro – vou querer passar o bastão para um diretor em quem confio para assumir, para eu poder fazer outras coisas que também me interesso. Ou talvez não, não sei."

"Tudo que preciso dizer sobre família, sustentabilidade, clima, mundo natural, os temas importantes para mim na vida real e na minha vida cinematográfica, posso dizer nesta tela," continuou James Cameron. "Fiquei mais animado à medida na qual avançava. O filme quatro é um formidável.

Três está na lata, então será lançado independentemente. Realmente espero que consigamos fazer quatro e cinco filmes porque é uma grande história, no final das contas.

+++LEIA MAIS: Avatar 2: Zoe Saldana chorou após ver abertura do filme: ‘Fiquei sem palavras’


Avatar 2 ganha trailer com visuais belos e paisagens inéditas; assista

Avatar: O Caminho das Águas - título da sequência de Avatar(2009) - ganhou primeiro trailer. Teaser destaca paisagens de Pandora, muitas nunca vistas no filme de estreia da franquia, e interação entre animais, humanos e os Na'vi - nome da espécie alienígena.

Dirigido por James Cameron, filme sofreu com adiamentos desde a primeira data estimada para estreia, em 2014. Longa deve chegar aos cinemas em dezembro deste ano. Cineasta também prepara terceiro e quarto filmes de Avatar.

+++ LEIA MAIS: Avatar 2: O que esperar da sequência? Produtor Jon Landau responde

Elenco terá retorno das estrelas do primeiro longa e novos personagens. Zoe Saldana, Sam Worthington, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis, Joel David Moore, CCH Pounder, Edie Falco, Jemaine Clement, Giovanni Ribisi e Kate Winslet são alguns dos nomes.

Cameron também assina produção ao lado de Jon Landau, Peter M. Tobyansen, David Valdes e Brigitte Yorke

+++ LEIA MAIS: Avatar 2 é ‘maravilhoso e impressionante,’ revela ator Sam Worthington

Confira trailer de Avatar 2:

Qual a história de Avatar 2?

A sequência promete mostrar a vida de JakeSully (Sam Worthington), ex-fuzileiro, ao lado de Neytiri (Zoe Saldaña) 14 anos após os eventos do longa-metragem de estreia. O segundo e o terceiro filme serão ambientados em locais aquáticos do planeta Pandora. A previsão de estreia é 16 de dezembro de 2022, enquanto os três próximos filmes da franquia devem chegar aos cinemas em  2024, 2026 e 2028.

+++ LEIA MAIS: Avatar 2: Atriz prendeu a respiração por 6 minutos em cena subaquática