Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jane Fonda é diagnosticada com câncer: 'Prestando atenção às lições'

A atriz e ativista Jane Fonda se diz "privilegiada" por ter plano de saúde e revelou estar na quimioterapia há 6 meses

Redação Publicado em 05/09/2022, às 14h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jane Fonda (Foto: Jordan Strauss/ Invision / AP)
Jane Fonda (Foto: Jordan Strauss/ Invision / AP)

Jane Fonda, atriz e ativista icônica de Hollywood, falou pela primeira vez sobre a batalha contra um câncer nas células do sistema linfático, conhecido como linfoma não Hodgkin. Fonda deu detalhes sobre a doença e a quimioterapia, que segue em tratamento há seis meses, através do Instagram. 

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada. Existem mais de 20 tipos diferentes de linfomas não Hodgkin.

+++ LEIA MAIS: Jane Fonda revela que não ter transado com Marvin Gaye é o 'maior arrependimento da vida' e chama Marlon Brando de 'decepcionante'

Este é um câncer muito tratável. 80% das pessoas sobrevivem, então me sinto com muita sorte. Estou fazendo quimioterapia há 6 meses e estou lidando muito bem com os tratamentos.

No texto, a artista engajada em causas sociais e climáticas se diz "privilegiada" por ter plano de saúde e acesso aos melhores médicos e tratamentos, ao contrário de muitos americanos, e diz que o tratamento não vai prejudicar seu ativismo. 

+++ LEIA MAIS: Jane Fonda abrigou Michael Jackson em casa: ‘Nadamos pelados juntos’

Quase todas as famílias na América tiveram que lidar com câncer uma vez ou outra e muitas não têm acesso aos cuidados de saúde de qualidade que estou recebendo e isso não está certo.

Fonda reforça a necessidade de falar mais sobre as causas da doença, não apenas sobre curas.  "As pessoas precisam saber que os combustíveis fósseis causam câncer. O mesmo acontece com os pesticidas, muitos dos quais são baseados em combustíveis fósseis, como o meu."

+++ LEIA MAIS: 4 momentos icônicos de Jane Fonda: protestos, prisão e mais

O câncer é um professor e estou prestando atenção nas lições que ele guarda para mim. A doença, junto com minha idade --quase 85-- definitivamente ensina a importância de se adaptar a novas realidades

Por fim, a atriz ainda deixa uma reflexão sobre a importância do coletivo e quais atitudes devem ser providenciadas agora, para que não permitir que doenças e vírus impeçam as pessoas de viverem.

+++ LEIA MAIS: Jane Fonda critica Bolsonaro por acusações a Leonardo DiCaprio: "Patético"

O que é o linfoma Não Hodgkin?

O linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada. Existem mais de 20 tipos diferentes de linfomas não Hodgkin.

O sistema linfático faz parte do sistema imunológico, que ajuda o corpo a combater doenças. E, como o tecido linfático é encontrado em todo o corpo, o linfoma pode começar em qualquer lugar, dificultando o diagnóstico. O linfoma pode atingir crianças, adolescentes e adultos, mas é mais comum em pessoas mais velhas.