Joaquin Phoenix: 6 filmes icônicos do ator; Coringa, Ela e mais [LISTA]

Vencedor do Oscar, Joaquin Phoenix é um dos atores mais aclamados em Hollywood devido às atuações icônicas e marcantes

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 28/10/2021, às 20h19

None
Joaquin Phoenix em Ela, Coringa e Gladiador (Fotos: Divulgação)

Joaquin Rafael Bottom, mais conhecido Joaquin Phoenix, nasceu em Porto Rico e se tornou um dos atores mais aclamados mundialmente pelas performances inesquecíveis. O astro começou a atuar em séries de televisão com o irmão River quando criança — e, desde então, coleciona sucessos na filmografia. 

Phoenix foi indicado quatro vezes ao Oscar e venceu a estatueta de Melhor Ator pelo papel de Arthur Fleck em Coringa(2019). Além de ator, Phoenix também se destaca como produtor e ativista social. O artista apoia diversas instituições de caridade e defende os direitos dos animais, fazendo campanhas para a In Defense Of Animals

+++ LEIA MAIS: Coringa: O que Joaquin Phoenix pensa sobre sequência do filme?

O ator completou 47 anos nesta quinta, 28. Para comemorar o aniversário, confira seis filmes icônicos da carreira de Joaquin Phoenix


Ela (2013) 

Em Ela(2013), Joaquin Phoenix interpreta Theodore, um dos personagens mais sensíveis e melancólicos da carreira do ator. O filme dirigido por Spike Jonze gira em torno de um homem que se apaixona por um sistema operacional de seu computador — e venceu o Oscarde Melhor Roteiro.

+++ LEIA MAIS: 4 curiosidades sobre Her, estrelado por Joaquin Phoenix [LISTA]


Coringa (2019)

Coringa(2019), filme da DC, foi responsável por render a Phoenix o Oscarde Melhor Ator. A produção foi destaque no cinema pela maneira original de abordar a história de Arthur Fleck, comediante de stand-up fracassado que, ao ser levado à loucura, provoca o caos em Gotham City. Além disso, o longa de Todd Philips ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza em 2019.


O Mestre (2012) 

No clássico de Paul Thomas Anderson, Phoenix interpretou Freddie Quell, veterano da Segunda Guerra Mundial quem luta para se ajustar a uma sociedade pós-guerra. Com isso, conhece o líder de um movimento religioso e começa divulgar seus ensinamentos.

+++LEIA MAIS: Joaquin Phoenix explica discurso sobre veganismo no Oscar 2020: 'Não poderia apenas agradecer minha mãe'


Johnny & June (2005)  

Em Johnny & June (2005), Phoenix deu vida ao famoso cantor Johnny Cash. O filme musical premiado retrata a vida do artista, desde a infância, ascensão na música até sua vida ao lado da cantora June Carter.


Vício Inerente (2014) 

Vício Inerente (2014) é mais uma parceira de Phoenix com o diretor Paul Thomas Anderson — e apresenta o ator no papel de Larry "Doc" Sportello, detetive particular que investiga o desaparecimento de sua ex-namorada e seu namorado em Los Angeles.

+++ LEIA MAIS: Joaquin Phoenix é um dos atores com menor salário de 2019, apesar do sucesso de Coringa; veja os valores


Gladiador (2000) 

Dirigido por Ridley Scott, Gladiadorfoi responsável por lançar Phoenix ainda mais nos holofotes e receber aclamação da crítica. No drama histórico, o ator deu vida a Commodus, filho do Imperador Marcus Aurelius (Richard Harris).