Licorice Pizza: 7 produções adolescentes para quem gostou do filme de Paul Thomas Anderson [LISTA]

Licorice Pizza acompanha o romance entre um adolescente e uma jovem na Califórnia da década de 1970

Mariana Rodrigues Publicado em 06/03/2022, às 12h00

None
Alana Haim e Cooper Hoffman em Licorice Pizza (Foto: Reprodução / IMDb)

Licorice Pizza (2021) é daquelas histórias com sabor de juventude que te fazem sair do cinema com desejo de voltar a ter 15 anos – ou até mesmo 25. A trama acompanha Alana (Alana Haim), uma jovem que conhece o ator-mirim Gary Valentine (Cooper Hoffman), quem se apaixona por ela. No entanto, a garota é 10 anos mais velha, o que complica a relação entre os dois.

Mas isso não impede que eles construam uma grande amizade e se aventurarem em montar um negócio juntos na Califórnia, Estados Unidos, dos anos 1970. Paul Thomas Anderson conseguiu capturar com maestria a adolescência norte-americana dessa época ao fazer um excelente coming of age, gênero que aborda a chegada à vida adulta.

+++ LEIA MAIS: Licorice Pizza: O que inspirou nome do filme de Paul Thomas Anderson?

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Licorice Pizza (@licoricepizza)

 

A missão de descobrir quem é, o que quer e para onde vamos enquanto ainda somos praticamente crianças sendo jogadas na vida adulta é um dos temas favoritos de Hollywood e está presente em diversos filmes. Desde os mais recentes, até os clássicos, há inúmeros títulos de coming of age como Licorice Pizza. Confira uma seleção de filmes semelhantes feita com sinopses do Rotten Tomatoes:


Clube dos Cinco (1985)

Clube dos Cinco (Foto: Reprodução / IMDb / The Kobal Collection)
Clube dos Cinco (Foto: Reprodução / IMDb / The Kobal Collection)

 

“Cinco estudantes do ensino médio de diferentes esferas da vida enfrentam uma detenção no sábado sob um diretor sedento de poder (Paul Gleason). O grupo díspar inclui o rebelde John (Judd Nelson), a princesa Claire (Molly Ringwald), a deslocada Allison (Ally Sheedy), o inteligente Brian (Anthony Michael Hall) e Andrew (Emilio Estevez), o atleta. Cada um tem a chance de contar sua história, fazendo com que os outros os vejam de forma um pouco diferente – e quando o dia termina, eles questionam se a escola será sempre a mesma.”

+++ LEIA MAIS: Licorice Pizza: Paul Thomas Anderson compara Alana Haim com Joaquin Phoenix: ‘É ousada’


Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Curtindo a Vida Adoidado (Foto: Reprodução / IMDb / Paramount Pictures)
Curtindo a Vida Adoidado (Foto: Reprodução / IMDb / Paramount Pictures)

 

Ferris Bueller (Matthew Broderick) tem uma incrível habilidade em matar aulas e se safar. Com a intenção de fazer uma última escapada antes da formatura, Ferris diz que está doente, ‘pega emprestado’ uma Ferrari e embarca em uma jornada de um dia pelas ruas de Chicago. Na trilha de Ferris está o diretor do ensino médio Rooney (Jeffrey Jones), determinado a pegá-lo em flagrante.”


Lady Bird (2017)

Lady Bird (Foto: Reprodução / IMDb)
Lady Bird (Foto: Reprodução / IMDb)

 

“Uma adolescente (Saoirse Ronan) navega em um relacionamento amoroso, mas turbulento, com sua mãe obstinada (Laurie Metcalf) ao longo de um ano agitado e pungente do ensino médio.”

+++ LEIA MAIS: Licorice Pizza: Bradley Cooper quase desistiu da carreira como ator antes de participar de filme; entenda


Se Brincar O Bicho Morde (1993)

Se Brincar o Bicho Morde (Foto: Reprodução / IMDb / 20th Century Fox Home Entertainment)
Se Brincar o Bicho Morde (Foto: Reprodução / IMDb / 20th Century Fox Home Entertainment)

 

“Quando Scottie Smalls (Thomas Guiry) se muda para um novo bairro, ele consegue fazer amizade com um grupo de crianças que jogam beisebol na arena. Juntos, eles saem em uma série de aventuras engraçadas e tocantes. Os meninos têm problemas quando Smalls pega emprestada uma bola do padrasto e a acerta por cima de uma cerca.”


Gatinhas e Gatões (1984)

Gatinhas e Gatões (Foto: Reprodução / IMDb)
Gatinhas e Gatões (Foto: Reprodução / IMDb)

 

“Com a ocasião quase ofuscada pelo próximo casamento de sua irmã, a angustiada Samantha (Molly Ringwald) encara seu aniversário de 16 anos com um pavor típico de adolescente. Samantha anseia pelo garoto mais velho Jake (Michael Schoeffling), mas teme que sua castidade seja um desvio para o popular veterano. Enquanto isso, ela deve constantemente rejeitar as afeições do nerd Ted (Anthony Michael Hall), o único garoto da escola, infelizmente, que parece se interessar por ela.”

+++ LEIA MAIS: Licorice Pizza: 4 curiosidades sobre o filme; família de Alana Haim, significado do nome e mais [LISTA]


Quase Famosos (2000)

Quase Famosos (Foto: Reprodução / IMDb)
Quase Famosos (Foto: Reprodução / IMDb)

 

“Ambientado em 1973, Quase Famosos narra a engraçada e muitas vezes comovente história de William, de 15 anos, um fã de música descarado que é inspirado pelas bandas seminais da época. Quando seu amor pela música lhe rende uma tarefa da revista Rolling Stone para entrevistar a banda Stillwater – liderada pelo guitarrista Russell Hammond e pelo vocalista Jeff BebeWilliam embarca em uma jornada reveladora com a turnê da banda, apesar as objeções de sua mãe protetora.”


Fora de Série (2019)

Fora de Série (Foto: Reprodução / IMDb)
Fora de Série (Foto: Reprodução / IMDb)

 

“As superdotadas estudantes Amy (Kaitlyn Dever) e Molly (Beanie Feldstein) achavam que manter a cara nos livros dava uma vantagem sobre os colegas do ensino médio. Mas, na véspera da formatura, as melhores amigas de repente percebem que podem ter perdido os momentos especiais de sua adolescência. Determinadas a recuperar o tempo perdido, as garotas decidem juntar quatro anos de diversão imperdível em uma noite - uma aventura caótica para a qual nenhum conhecimento de livros poderia prepará-las.”

+++ LEIA MAIS: Madonna limpa chão de cinema após assistir Licorice Pizza: 'Me senti inspirada'


Oscar 2022: qual é, de fato, o Melhor Filme da premiação?

  • Drive My Car
  • No Ritmo do Coração
  • Ataque dos Cães
  • Amor, Sublime Amor
  • Licorice Pizza
  • King Richard: Criando Campeãs
  • Belfast
  • Duna
  • O Beco do Pesadelo
  • Não Olhe Para Cima

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Quem são os atores indicados pela primeira vez?

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Jane Campion se torna primeira mulher com duas indicações à Melhor Direção

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Quem é o único brasileiro indicado ao Oscar?