Marighella: Tudo que você precisa saber antes de assistir filme de Wagner Moura [LISTA]

Após ser adiado algumas vezes, Marighella chega aos cinemas nacionais ainda em 2021 - 52 anos após a morte de Carlos Marighella

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 04/10/2021, às 16h51 - Atualizado em 31/10/2021, às 11h00

None
Seu Jorge em Marighella (Foto: Divulgação)

Após ter o lançamento adiado algumas vezes devido à pandemia de covid-19 e problemas com a Ancine(Agência Nacional do Cinema), Marighella (2019) ganhou nova data de estreia. É o primeiro longa-metragem dirigido por Wagner Moura e traz Seu Jorge como protagonista. 

O filme conta a história de Carlos Marighella, escritor, político e guerrilheiro, oposição a ditadura militar que, devido a isso, foi brutalmente assassinado. A produção chega aos cinemas após exatos 52 anos da violenta morte de Marighella

+++ LEIA MAIS: Além da música: 5 filmes com a participação de Seu Jorge [LISTA]

Pensando nisso, confira tudo o que sabemos sobre Marighella:


História de Marighella

O filme é inspirado em uma biografia de Marighella escrita pelo jornalista Mário Magalhães. Na produção, somos apresentados aos cinco últimos anos de vida do guerrilheiro — e ao seu violento assassinato. 

+++ LEIA MAIS: Seu Jorge relembra as origens e utiliza a pluralidade na arte para se conectar com o público [ENTREVISTA]

Marighella foi um dos principais organizadores da luta armada contra a ditadura militar brasileira e, em 1969, foi morto em uma emboscada dos agentes do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social).

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Marighella - O Filme (@marighella_ofilme)

 


Elenco de Marighella

Além de contar com Seu Jorge no papel de Carlos Marighella, o filme tem outros atores de peso, como Adriana Esteves interpretando Clara e Herson Capri como Jorge SallesHumberto Carrão, Bruno Gagliasso, Rafael Lozano, Luiz Carlos Vasconcelos e Bella Camero completam o elenco.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Marighella - O Filme (@marighella_ofilme)

 

+++ LEIA MAIS: Seu Jorge faz música para divertir, mas sem se esquecer do lugar de onde veio (e para o qual não quer voltar)


Equipe de Marighella

Marighella marca a estreia de Wagner Moura na direção, quem também roteirizou o filme ao lado de Felipe Braga. Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck são os produtores.


Estreia de Marighella 

Marighella chega aos cinemas brasileiros em 4 de novembro de 2021. Contudo, o filme já teve sua estreia mundial em fevereiro de 2019 no Festival de Berlim. Lá, foi recebido sob aplausos.

+++ LEIA MAIS: Wagner Moura e outros 7 brasileiros são convidados para Academia do Oscar, veja lista

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Marighella - O Filme (@marighella_ofilme)

 


Trailer