Marvel entra com processos para manter direitos de Homem-Aranha, Viúva Negra e mais; entenda

Os processos da Marvel envolvem herdeiros e propriedades de criadores como Stan Lee, Gene Colan, e Steve Ditko

Redação Publicado em 24/09/2021, às 18h56

None
Vingadores: Ultimato (Foto: Marvel / Reprodução)

Ao longo dos últimos 20 anos, os super-heróis e personagens da Marvel se tornaram alguns dos mais icônicos dos quadrinhos e, posteriormente, do cinema. Apesar de todo o sucesso da franquia e do Universo Cinematográfico Marvel, algumas figuras estão sujeitas às leis do copyright, e a empresa entrou com processos para garantir a posse de nomes como Homem-Aranha, Viúva Negra e os Vingadores.

Basicamente, de acordo com as leis do copyright e segundo informações do Screen Rant, os criadores de personagens ou suas famílias podem entrar com ações judiciais para recuperar os direitos das figuras ou franquias que conceberam após algum tempo. Então, a Marvel está processando os herdeiros dos icônicos criadores para garantir a permanência dos direitos dentro da empresa. 

+++LEIA MAIS: Marvel: quais atores trabalharam juntos fora do MCU? Chris Evans e Scarlett Johansson, Tom Hiddleston e Brie Larson e mais [LISTA]


Esse "período" é longo, mas está quase expirando para alguns dos personagens mais icônicos da Marvel. Por isso, a empresa começou a entrar com processos para reter os direitos para o Homem de Ferro, Homem-Aranha, Gavião Arqueiro, Viúva Negra, Doutor Estranho, entre outros. Até o momento, são cinco ações (via informações do The Hollywood Reporter), direcionadas aos herdeiros de ex-criadores como Stan Lee, Gene Colan, e Steve Ditko.

Os processos não vêm sem motivos: há um mês, a propriedade de Ditko entrou com um aviso de rescisão para o Homem-Aranha, que entraria em vigor em junho de 2023. As ações judiciais alegam como os personagens e heróis em questão foram criados como trabalhos contratados, o que torna a Marvel a dona legal dos direitos.

+++LEIA MAIS: Marvel: 6 atores substituídos no MCU - Terrence Howard, Edward Norton e mais [LISTA]