Matrix 4: O que música do trailer diz sobre o filme?

Repleta de elementos da franquia, letra de 'White Rabbit' diz bastante sobre o filme estrelado por Keanu Reeves

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 09/09/2021, às 12h46

None
Cena do trailer de Matrix Resurrections (Foto: Reprodução/YouTube)

Ao som de "White Rabbit," canção de Jefferson Airplane cuja letra possui algumas similaridades com a história de Neo (Keanu Reeves), o trailer de Matrix Resurrections apresenta a continuação da franquia após 18 anos desde o último capítulo. Afinal, o que a música da prévia diz sobre o filme?

Como Screen Rant apontou, nada é acidental no universo de Matrix. Todos os cenários de CGI, artes marciais e ações foram empolgantes de se ver, mas mascararam os verdadeiros pontos alegóricos apresentados pela diretora, Lana Wachowski. Todo o trailer de Matrix 4 é definido por "White Rabbit," a qual serve como grande pista para a trama.

+++LEIA MAIS: Matrix 4: Quanto Keanu Reeves recebeu para viver Neo novamente?

Segundo site, o termo "coelho branco" - também um personagem de Alice no País das Maravilhas - refere-se à curiosidade e, no contexto do trailer de Matrix Resurrections, aponta às tentativas de Thomas (também conhecido como Neo) de compreender os sonhos e escapar da falsa realidade. Ao tomar a pílula vermelha, obtém a verdadeira descoberta.

Até as letras de "White Rabbit" explicam, de certa forma, o trailer. Começando com a cena após Neo e Trinity se encontrarem novamente, Thomas toma uma das pílulas azuis prescritas. A letra começa com: "Uma pílula deixa você maior / Uma pílula deixa você menor." Nas cenas seguintes, enquanto o protagonista observa o ambiente, descarta os comprimidos azuis.

+++LEIA MAIS: Matrix 4: Por que Lilly Wachowski recusou dirigir sequência?

"E as que a mãe lhe dá / Não faça nada," continua a canção. Na mitologia da franquia, as pílulas azuis mantêm as pessoas dentro da Matrix, enquanto as pílulas vermelhas abrem mentes para o mundo real. Algumas cenas depois, a música diz: "E se você for perseguir coelhos," enquanto Neo entra em contato com a personagem de Jessica Henwick.

No final do trailer, quando os personagens de Henwick e Yahya Abdul-Mateen II começam a lutar contra policiais e agentes, até mesmo alterando a física da Matrix para desviar de balas e realizar manobras acrobáticas, "White Rabbit" indica uma ruptura com o realismo.

+++LEIA MAIS: Matrix 4: título, estreia, elenco e tudo que sabemos sobre o filme com Keanu Reeves [LISTA]