Matrix 4: Por que Hugo Weaving não interpreta Agente Smith no filme?

Em Matrix Resurrections, Hugo Weaving não retornou para o papel de Agente Smith - e explicou o motivo

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 03/01/2022, às 17h35 - Atualizado em 09/01/2022, às 13h30

None
Hugo Weaving como Agente Smith em Matrix (Foto: Divulgação)

Matrix Resurrections (2021), quarto filme da franquia, conta com o retorno de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss. Contudo, o ator Hugo Weaving não reprisou o papel memorável de Agente Smith — e explicou o motivo de não aparecer no longa-metragem. 

Em Matrix Resurrections, o vilão Agente Smith é interpretado por Jonathan Groff. Isso aconteceu pois Hugo Weaving, quem deu vida ao personagem nos três primeiros filmes, recusou a proposta de retornar ao papel devido a conflitos de agenda, segundo o site Screen Rant. 

+++ LEIA MAIS: Matrix 4: Como novo agente Smith homenageia Hugo Weaving?

Durante as filmagens de Matrix 4, Weaving também participava de uma peça de teatro. E, mesmo que a diretora Lana Wachowski quisesse muito o retorno do artista, não conseguiu encaixar as gravações em uma data disponível para o ator. 

Com isso, Agente Smith se torna o segundo personagem que Weaving deixa de reprisar em uma franquia de sucesso. O primeiro foi Caveira Vermelha, que apareceu pela primeira vez em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011). 

+++LEIA MAIS: Matrix 4: Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss pularam 20 vezes de prédio de 46 andares

Matrix Resurrections (2021)

Quarto filme da franquia, Matrix Resurrections (2021) é dirigido por Lana Wachowski e conta com o retorno dos atores Keanu Reeves (Neo), Carrie-Anne Moss (Trinity) e Jada Pinkett Smith (Niobe).

O filme mostra Neo atormentado por memórias estranhas, por isso, é atraído para a Matrix mais uma vez. A produção chegou aos cinemas brasileiros em 22 de dezembro de 2021.

+++LEIA MAIS: Laurence Fishburne lamenta não estar em Matrix 4: 'Não tenho resposta para isso'