Matrix 4: Por que Lana Wachowski trouxe Neo e Trinity de volta à franquia?

Lana Wachowski, diretora de Matrix 4, revelou as motivações pessoais que levaram à construção da história do filme

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 14/09/2021, às 15h30

None
Keanu Reeves como Neo e Carrie-Anne Moss como Trinity em Matrix (Foto: Reprodução/Warner)

Matrix Resurrections, quarto filme de uma das franquias mais icônicas do cinema, tem previsão de estreia para 22 de dezembro de 2021 e contará, assim como na trilogia original, com a direção de Lana Wachowski. A cineasta revelou, em painel no Festival Internacional de Literatura de Berlim, por que trouxe os personagens de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, Neo e Trinity, respectivamente, de volta para Matrix 4.

De acordo com informações do portal Dazed Digital, o casal icônico Neo e Trinity, os dois protagonistas da trilogia original, morreram ao final de Matrix Revolutions (2003), mas muitos rumores sobre o retorno dos personagens seguiram o anúncio do quarto filme. Quando o trailer foi lançado em agosto de 2021, as especulações foram confirmadas —segundo Wachowski, por motivos de "conforto."

+++LEIA MAIS: Matrix Resurrections: estreia, elenco e tudo o que sabemos sobre sequência com Keanu Reeves [LISTA]

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by The Matrix Resurrections (@thematrixmovie)

 

A diretora decidiu ressuscitar Neo e Trinity após refletir muito sobre a morte de seu pai, sua mãe e um amigo próximo da família. "Não sabia como processar esse tipo de luto. Nunca havia experienciado tão de perto... Você sabe que as vidas deles vão terminar, mas ainda é muito difícil," desabafou Wachowski. 

A cineasta decidiu utilizar o poder de cura do cinema e de histórias no geral para aliviar o próprio luto. Explicou como sua mente sempre recorre à imaginação em situações difíceis e, certa noite quando não conseguia dormir, seu cérebro "explodiu" e criou toda essa história. 

+++LEIA MAIS: Matrix 4: 5 perguntas deixadas pelo primeiro trailer - reviravoltas, personagens e mais [LISTA]

"Não podia ter minha mãe ou meu pai, mas tinha Neo e Trinity, provavelmente os dois personagens mais importantes da minha vida. Foi imediatamente reconfortante tê-los vivos de novo." Nas palavras de Wachowski, a decisão foi muito simples: apenas baseada no que parecia certo, "é o poder da arte e das histórias, elas nos confortam."