Matrix 4: Por que Lilly Wachowski recusou dirigir sequência?

Novo filme da franquia, Matrix 4 só conta com uma das irmãs Wachowski — e Lilly revelou por que recusou dirigir o longa-metragem

Redação Publicado em 26/08/2021, às 09h51 - Atualizado às 10h05

None
Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss em Matrix (Foto: Reprodução Warner)

A franquia Matrix ganhará mais um capítulo de história, com um quarto filme programado para ser lançado ainda em 2021. No entanto, Lilly Wachowski, quem é uma das irmãs criadoras, não quis retornar à produção porque não queria "ir para trás" com a sua carreira, via Independent

A trilogia original de Matrix foi escrita e dirigida a partir de uma parceria entre as irmãs Lilly e Lana Wachowski, com apenas Lana retornando à sequência, a qual, permanece com o roteiro em segredo.

+++LEIA MAIS: Laurence Fishburne lamenta não estar em Matrix 4: 'Não tenho resposta para isso'

Em nova entrevista, Lilly comentou ter conversado anteriormente com a irmã sobre a possibilidade de continuar a franquia, e inclusive, revelou que foi convidada para co-dirigir o novo filme com Lana. No entanto, decidiu recusar. 

"[Lana] teve essa ideia para outro filme de Matrix, e nós conversamos. Na verdade — começamos a conversar sobre isso entre a morte de [nosso] pai e a morte de [nossa] mãe, o que durou cerca de cinco semanas à parte," explicou.

+++LEIA MAIS: Keanu Reeves realmente gostou de Matrix Revolutions?

Apesar das conversas, não foi o suficiente para Lilly concordar em voltar à franquia: "E havia algo sobre a ideia de voltar atrás e ser parte de algo que eu tinha feito antes que era expressamente desagradável," completou. 

Lilly também acrescentou que a transição de gênero dela e a morte dos pais fizeram com que ela enxergasse outro filme de Matrix como problemático: "Querer voltar a algo que eu tinha feito antes, e meio que [trilhar] por caminhos antigos que eu havia trilhado, parecia emocionalmente insatisfatório. Como se eu fosse voltar e viver com esses sapatos velhos, de certa forma. E eu não queria fazer isso."

+++LEIA MAIS: Como foi o treinamento para Matrix 4? Jessica Yu Li Henwick responde

Matrix 4

Keanu Reeves (Neo), Carrie-Anne Moss (Trinity) e Jada Pinkett Smith (Niobe) retornam à franquia enquanto Christina Ricci, Jessica Henwick, Ellen Hollman, Priyanka Chopra Jonas, Jonathan Groff, Yahya Abdul-Mateen II e Neil Patrick Harris chegam para somar à trama. 

Matrix Resurrections ainda está sob muitos segredos, sem quaisquer detalhes sobre a narrativa. A estreia do filme com direção de Lana Wachowski está marcada para 22 de dezembro de 2021.

+++LEIA MAIS: 5 filmes que estão banidos ou censurados há mais de uma década [LISTA]


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!