Matrix: Por que Neo não luta Kung Fu fora da simulação?

Dentro da Matrix, Neo é extremamente habilidoso e sabe artes marciais - mas, fora da simulação, o personagem perde algumas habilidades

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 17/01/2022, às 20h03

None
Keanu Reeves como Neo (Foto: Warner / Reprodução)

Na franquia das irmãs Wachowski, Neo (Keanu Reeves) é um grande mestre em artes marciais — porém, o personagem só conta com essas habilidades quando está dentro da Matrix. Por que isso acontece? 

No primeiro filme da saga, ao encontrar Morpheus (Laurence Fishburne) e descobrir a verdade por trás da Matrix, Neo faz um download em sua mente com várias habilidades de luta. Com isso, surge uma frase icônica do filme: “Eu sei Kung Fu.”

+++ LEIA MAIS: Matrix 4: Como novo agente Smith homenageia Hugo Weaving?

No entanto, a afirmação não é 100% verdadeira, já que Neo só conta com as habilidades em Kung Fu quando está dentro da simulação, mesmo ainda sendo muito ágil fora da Matrix. Segundo o Screen Rant, isso acontece porque a destreza de Neo em artes marciais foi apenas baixada em seu cérebro, mas ele nunca passou por um treinamento físico fora da Matrix.

O treinamento fora da simulação é importante, pois a memória muscular é um componente essencial no desenvolvimento de habilidades nas artes marciais. Com isso, Neo é muito habilidoso fora da Matrix, mas é ainda mais poderoso quando está dentro dela, pois necessita apenas do cérebro, e não de todo o corpo.

+++LEIA MAIS: Matrix 4: Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss pularam 20 vezes de prédio de 46 andares

Tudo sobre Matrix Resurrections (2021)

Quarto filme da franquia, Matrix Resurrections (2021) é dirigido por Lana Wachowski e conta com o retorno dos atores Keanu Reeves (Neo), Carrie-Anne Moss (Trinity) e Jada Pinkett Smith (Niobe).

O filme mostra Neo atormentado por memórias estranhas, por isso, é atraído para a Matrix mais uma vez. A produção chegou aos cinemas brasileiros em 22 de dezembro de 2021.

+++LEIA MAIS: Laurence Fishburne lamenta não estar em Matrix 4: 'Não tenho resposta para isso'