Matt Damon: Qual filme de Steven Spielberg é o favorito do ator?

Steven Spielberg é um cineasta de sucesso e coleciona fãs - incluindo Matt Damon, que revelou seu filme favorito do diretor

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 13/09/2021, às 21h28

None
Matt Damon (Foto: John Phillips/Getty Images) e Steven Spielberg (Foto: Rich Fury / Getty Images)

Clássico diretor Steven Spielberg coleciona sucessos na filmografia e milhares de fãs - incluindo o ator Matt Damon, quem revelou seu filme favorito do cineasta e o definiu como “perfeito e aterrorizante.”

Em entrevista ao Rotten Tomatoes, Damon listou seus cinco filmes favoritos. Entre eles, há um longa-metragem icônico de Spielberg, o qual ele acredita que mostra a “maestria inacreditável do diretor”: Tubarão(1975). 

+++ LEIA MAIS: Tubarão: como Steven Spielberg quase arruinou final do filme com cena bizarra?

“É um filme perfeito e aterrorizante. É simples, perfeito e bonito. É o início de Spielberg, e isso apenas mostra... Quer dizer, eu sei que foi um erro o tubarão não estar pronto, mas a ideia de não ver o tubarão é absolutamente brilhante,” contou o ator, segundo o Cheat Sheet

Damon ainda acrescentou: “Ele atingiu os aspectos mais primitivos e aterrorizantes de nadar no oceano. E a atuação é ótima, todos os personagens são ótimos. E é quase impossível atirar em um barco, mas ele o fez com uma maestria inacreditável… Ele é apenas melhor em contar uma história visual.”

+++ LEIA MAIS: Por que Steven Spielberg não fez sequência de Tubarão?

Considerado um dos primeiros blockbusters e vencedor de três estatuetas do Oscar, Tubarão (1975) é uma adaptação do livro homônimo de Peter Benchley e retrata um grande tubarão-branco que ameaça banhistas nas praias da fictícia Amity Island, na Nova Inglaterra. 

Sobre Steven Spielberg

Steven Spielberg amava rodar filmes caseiros com as irmãs durante a infância, e, aos 16 anos, fez o primeiro filme oficial em uma câmera Super-8. Aos 22, lançou Amblin no Festival de Veneza, oficialmente a estreia profissional.

+++ LEIA MAIS: Tubarão: Como filme seria se fosse feito hoje? Steven Spielberg responde

Em 1975, Tubarãoo lançou ao estrelato - e, logo seguiram outros, como Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), Indiana Jones (1981), E.T. (1982), Poltergeist (1982), entre diversos outros sucessos. Com 36 filmes no currículo, é o cineasta que mais aparece na lista de 100 Melhores Filmes Americanos de Todos os Tempos do American Film Institute.